7 Benefícios de um Auditor Digital para o seu Negócio

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Em um ambiente de trabalho, gerenciar as tarefas e buscar produtividade em meio às
distrações com mensagens e redes sociais é um grande desafio. O uso correto da tecnologia
pode ser uma grande aliada para auxiliar a manter o foco, organizar as demandas e contribuir
com as atividades da área contábil no dia a dia.

O contador está sempre em busca de inovações para atender melhor seus clientes e as
novidades neste setor não param. Porém, este desafio deve combinar com a chance de
aumentar sua receita mensal e ainda se tornar um profissional de referência no mercado.
Separamos algumas dicas para o contador do futuro alavancar o seu negócio e captar mais
clientes:

1 – Deixe o software trabalhar por você!

Atualmente, a automatização dos processos de geração de obrigações, conciliações e revisão
através de auditorias digitais, elimina a possibilidade de erros manuais e evita o retrabalho.
Existem diversas plataformas no mercado e que proporcionam uma forma bastante ágil uma
consolidação de um grande volume de informações, transformando os dados disponíveis nos
SPED em planejamento e tomada de decisões de um negócio.

2- Exerça a Contabilidade Consultiva

Atuar de forma mais próxima dos empresários, com o foco no relacionamento com o cliente,
para diagnosticar e cuidar da saúde das empresas, passou a ser um papel decisivo na vida do
Contador.

Utilizar automações que aprimoram a leitura correta dos indicadores para que a empresa
mantenha o foco em seus negócios e tenha uma boa saúde financeira, é exercer a verdadeira
Contabilidade Consultiva. Isso se torna possível quanto o contador conta com os recursos de
tempo disponível, uma análise de dados conciliados e auditados eletronicamente e de um bom
conhecimento do seu cliente.

3- Utilize de Serviços de Assessoria Recorrente

As contabilidades que estão performando hoje em dia, utilizam estratégias digitais, olhando de
perto a operação de seus clientes e propondo serviços adicionais recorrentes.
Ao utilizar uma ferramenta de auditoria digital na avaliação mensal da operação do cliente,
trará ganhos não somente em relação ao compliance em seu cliente, mas a oportunidade de
diagnosticar e agregar serviços exclusivos e que poderá envolver uma cobrança ao seu cliente.
A valorização deste tipo de assessoria é conquistada, e o seu cliente só reconhece e entende,
quando tem a percepção real do que você faz por ele.

4 – Conheça bem a empresa para qual presta serviço

A satisfação do cliente é o maior passo para sua fidelização. Com a produtividade gerada pela
automação dos processos da contabilidade, o contador terá mais tempo para se relacionar
com os empresários e entender o que eles estão sentindo e focar nele, traçando planos para a

empresa a ter riqueza e prosperidade. É necessário que o cliente perceba a sua contribuição
no desenvolvimento sustentável das empresas.

5 – Monte um plano de ação contínuo

Assim como um diagnóstico médico se inicia com a descrição de sintomas, o diagnóstico da
gestão fiscal se baseia no levantamento de informações do SPED. Para não ter uma visão
distorcida, os critérios precisam estar de acordo com o que rege a Legislação e a atividade da
empresa avaliada.

Depois da fase de auditoria digital, é necessário analisar os resultados obtidos por meio de
gráficos, planilhas, relatórios ou outros métodos que facilitem a visualização, comparação de
dados e identificar os fatores que causam os problemas e onde eles se concentram, na
organização.

Da mesma forma que um paciente que recebe o diagnóstico precisa de tratamento, uma
empresa devidamente avaliada deve elaborar um plano de ação para a correção, que podem
ser problemas envolvendo parametrização sistêmicas, cadastros divergentes e orientações
quanto à determinadas operações. Sem essa ação corretiva, ela pode ter riscos de uma
autuação.

6 – Faça Análise Preditiva na prevenção de multas

Através do envio em massa dos dados dos contribuintes segregados por Estados e Municípios,
permite projetar perfis de comportamentos e facilitar o trabalho dos fiscais na detecção de
indícios de irregularidades. Portanto, é muito muito importante ter um controle rígido dos
registros das obrigações SPED do seu cliente para evitar problemas com a RFB.
Os arquivos SPED são meios para que o fisco consiga rastrear os produtos e serviços
fornecidos, com dados dispostos em campos, códigos e classificações e que permitem o maior
controle das atividades do seu cliente pelo Governo.
Possuir um sistema de auditoria digital que analisa e cruza vários dados do SPED, possibilita
visualizar quais clientes estão mais suscetíveis às irregularidades fiscais ou possíveis indícios de
sonegação de tributos.

7 – Transforme o seu negócio

Talvez você não tenha percebido, mas o seu cliente deve extrair mais informações relevantes
ao negócio dele do que você imagina.
Com a necessidade de responder às solicitações do seu cliente o mais rápido possível,
utilizamos os aplicativos de mensagens (Whatsapp, Telegram, etc) nesta consultoria online e
assim fica muito mais fácil responder às solicitações oferecendo uma solução. Mas o seu
cliente dá o devido valor neste atendimento informal? Ele tem a percepção desta consultoria
online?

Para entrar na Era da Contabilidade Digital, é muito importante saber utilizar as ferramentas
tecnológicas disponíveis, assim como impor os seus limites. Elas podem melhorar o
atendimento ao cliente, ajudá-lo a se manter à frente da concorrência, mas também como
potencializar oportunidades de negócios que passam diariamente à nossa frente.

O profissional de contabilidade está mais requisitado, muito exigido neste mercado dinâmico e
global, e a necessidade de se reinventar depende do quão disponível está a sua capacidade
intelectual para apresentar soluções e melhorias para os seus clientes. Deixe a tecnologia fazer
o trabalho braçal e aproveite para exercitar o seu melhor recurso: o conhecimento!

 

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