A DIPJ se aproxima; quais são os pontos de Convergência entre essa obrigação e a ECD, EFD, EFD-PisCofins, Dacon?

Compartilhe

Sem dúvidas muitos!

Tomando como base a PJ Geral:

Comecemos pela ECD, a partir desse arquivo é possível identificar toda a base de informações contidas na DIPJ, ou seja, diversas FICHAS absolutamente na íntegra.

Para se ter uma idéia, entre essas 2 declarações, é possível se apurar por  ângulos distintos, até 3 vezes o mesmo Balanço, isso significa que, eles deveriam apresentar convergência e não divergência.

Infelizmente esse é só o início, de um efeito dominó, pois a EDC também possibilita cruzamentos INTERNOS de DIPJ, em outras palavras, a partir dos lançamentos contábeis, são identificados valores apontados nas FICHAS principais e que devem refletir em Linhas de Outras FICHAS.

Outro ponto a se levar em consideração são as FICHAS de CÁLCULO da DACON, que estão refletidas em linhas da DIPJ, e podem ser extraídas da ECD, temos ai 3 fontes para a mesma informação. Já a outra ponta da DACON (FICHAS de CRÉDITO), têm sua composição de forma analítica na EFD-PisCofins.

Em fim, são 5 obrigações com informações “linkadas” entre si !

Agora você deve estar se perguntando…. OK. como se ajusta isso?

Para a ASIS PROJETOS, os pontos a se avaliar primeiro são:

1)      A empresa precisa ter a ciência exata, do que de fato, está informado na ECD. Essa não é uma tarefa tão simples, o caminho mais prático aqui, é buscar ajuda especializada para isso.

2)       Uma vez conhecido o território (através de vários relatórios gerados a partir da ECD) avalie se houve um correto e COMPLETO relacionamento entre Plano de Contas de Empresa e Plano de Contas Referencial.

Lembre-se!! Essa responsabilidade é da Empresa. O PVA não tem como objetivo descer a esse nível de avaliação!

3)      Como o informante tratou a questão de imputar ou não os centros de custos, é preciso se avaliar caso a caso, pois esse é um ponto de extrema importância  e impacto na composição das análises da ECD.

4)      Verificar através desse confronto de dados, se as  informações que vem sendo usadas (DIPJ, Balanços, Dacon) não são a verdadeira causa das incoerências.

Dica: Uma vez verificados os pontos 1,2 e 3, dificilmente o erro/inconsistência  estará na sua ECD, é muito provável que o problema esteja nas informações e controles internos da empresa. Moral da estória: Apesar de tudo, se você olhar por um lado mais positivo, tratando o assunto como se deve, vai acabar chegando a conclusão de que o SPED, pode ser um grande aliado para te ajudar a identificar a saúde e corrigir seus processos, se for o caso!!

Compartilhe
ASIS Tax Tech