AL: Fiscais da Sefaz concluem treinamento em auditoria eletrônica

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas encerrou, nesta sexta-feira (12), treinamento de 30 auditores alagoanos para uso do programa Auditor Eletrônico Nacional, desenvolvido pela Sefaz Minas Gerais e compartilhado com os estados, por meio de convênio de cooperação técnica.

O treinamento foi ministrado pelos auditores fiscais mineiros Nelson Salvador e Nelson Campos, responsáveis pelo desenvolvimento do sistema que busca padronizar, agilizar e simplificar os procedimentos de auditoria, dando ao profissional da área relatórios completos sobre histórico fiscal de empresas para que o trabalho de fiscalização possa ser desenvolvido com mais eficácia.

O programa analisa informações fiscais produzidas por meios eletrônicos, a exemplo da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o que, explica o auditor Nelson Salvador, dispensa a necessidade de digitação de dados e torna consultas e cruzamentos mais seguros.

De acordo com a gerente de Planejamento da Ação Fiscal e participante do treinamento, Alexandra Vieira, o programa irá, na prática, dispensar a criação manual de planilhas e relatórios.

“A automação das informações por meio do sistema garante que tenhamos acesso a relatórios inteligentes em menos tempo, o que nos permite direcionar nosso trabalho especificamente à análise das informações, buscando inconsistências e planejando melhor nossas ações de fiscalização”, relatou a gerente.

Outros estados como Espírito Santo, Ceará, Sergipe, Maranhão, Roraima, Rio de Janeiro e Tocantins já utilizam a tecnologia.

por Agência Alagoas

Fonte: http://aquiacontece.com.br/noticia/2016/08/13/fiscais-da-sefaz-concluem-treinamento-em-auditoria-eletronica

Compartilhe
ASIS Tax Tech