ASIS Projetos apresenta nova versão do ASIS Auditor Digital no 5º Fórum SPED

Compartilhe

• Por meio de ferramenta exclusiva, empresa propõe uma análise digital integrada da cadeia tributária, a fim de não só apontar os erros e oportunidades de benefícios fiscais como também auxiliar a solucionar falhas nos processos internos das companhias

• Entre as principais novidades, destaque para a auditoria nos arquivos da EFD PIS/Cofins

A ASIS Projetos participará do 5º Fórum SPED da Confeb – Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro, que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, onde apresentará ao mercado a nova versão da sua ferramenta exclusiva de auditoria digital. Desenvolvida no modelo Saas (Software as a Service) o ASIS Auditor Digital tem como premissa proporcionar inteligência fiscal às empresas de uma forma inovadora.

A tecnologia permite cruzar 100% dos dados contidos nos arquivos das EFDs PIS/Cofins, Fiscal e Contábil a uma velocidade comparável à de transações com cartões de crédito. A proposta da empresa é possibilitar uma análise completa da cadeia tributária, desde a entrada e classificação dos produtos até a sua saída e a correta tributação. Os participantes do evento que se interessarem por testar a ferramenta na prática poderão realizar provas de conceito em tempo real no estande da companhia.

Segundo André Bugarib, CEO da ASIS Projetos, além de validar todo o layout de campos e registros (mapeamento), um dos principais diferenciais do ASIS Auditor Digital com relação ao que já existe no mercado é a possibilidade de identificação de benefícios fiscais relacionados a alíquotas incorretas, redução de base de cálculo, majoração de alíquotas de fornecedores e obrigatoriedade de retenções. Outro ponto fundamental para o executivo é que, a partir disso, a ASIS Projetos consegue auditar não só o arquivo digital da EFD, como também os próprios processos internos das empresas, que são refletidos no arquivo.

“O que identificamos no mercado é que quando se fala em auditoria no arquivo da EFD normalmente ficamos limitados a essa obrigação acessória, ou apenas a validações de estrutura e layout do arquivo. Porém, com o ASIS Auditor Digital, além de auditorias, geração de relatórios e auxílio no preenchimento de obrigações acessórias, nós também utilizamos o arquivo TXT da EFD para gerar uma inteligência contextualizada com o negócio do cliente que permite identificar e solucionar GAP´s internos das empresas”, diz.

Bugarib explica ainda que com estes diferenciais a ASIS Projetos conquistou, com pouco mais de um ano de funcionamento, uma base de mais de 100 clientes, incluindo grandes players nacionais e multinacionais de diversos segmentos. “Queremos fazer do 5º Fórum SPED um momento onde os profissionais possam conhecer mais sobre os diversos caminhos para uma melhor gestão tributária, que impacte positivamente nos resultados da empresa”, afirma.

Qualidade dos dados entregues

Outro foco da ASIS Projetos durante o 5º Fórum SPED da Confeb será a divulgação de seu novo modelo de consultoria, o SPED Global, que possibilita, por meio do ASIS Auditor Digital, prever possíveis cruzamentos de informações e focar na melhoria da qualidade dos dados fiscais. “Mais do que investir na implantação de sistemas de gestão, validação e entrega de dados fiscais, é fundamental que as companhias voltem sua atenção para seus próprios processos internos, a fim de garantir a qualidade das informações fiscais. Se as empresas não tiverem a fundamentação para montar os arquivos de forma coerente, poderão distorcê-los e sofrer o impacto de tributações incorretas ou mesmo multas”, afirma Bugarib.

Os relatórios para preenchimento da DIPJ, DACON e GIA são alguns exemplos de formulários que podem conter dados diferentes dos da escrituração do SPED e, por isso, necessitam de uma revisão detalhada, sobretudo acerca dos processos que envolvem a disponibilização dos dados nos sistemas. A DACON, referente à utilização de créditos de PIS e Cofins, a exemplo da DIPJ, possui fichas de cálculo e do crédito com informações que podem ser digitadas. Por conta disso, muitas vezes elas acabam sendo incoerentes com relação aos dados que estão contidos no SPED, que, diferentemente das obrigações citadas, são estruturados para compor as informações da DIPJ, provenientes de várias fontes de informações diferentes.

Sobre o 5º Fórum SPED (http://www.confeb.org.br/sped/)
Realização: Confeb – Conselho Fiscal Empresarial Brasileiro
Data: 15 e 16 de junho
Local: Centro de Evento Panamby/Cenesp – Av. Maria Coelho Aguiar, 215 – São Paulo

Compartilhe
ASIS Tax Tech