ASIS Projetos lança modelo integrado para consultoria SPED

Compartilhe

Objetivo é antecipar possíveis cruzamentos de informações e verificar a compatibilidade de dados entre as várias obrigações entregues ao Fisco, como DIPJ, DACON, GIA, e a própria escrituração digital.

Após quase quatro anos desde sua idealização, o projeto SPED já modificou grande parte das empresas brasileiras. Neste cenário, boa parte das obrigações acessórias que existem hoje já estão distribuídas entre os arquivos digitais que são entregues ao Fisco, abrindo precedentes para uma nova discussão, que, mais do que implantação e adequação, foca em como garantir sua integridade fiscal perante o cruzamento de todas essas informações.

Partindo deste princípio, a empresa ASIS Projetos, especializada em Inteligência Fiscal e Contábil, evoluiu sua proposta de consultoria para projetos SPED. A ideia é que o SPED Global, como será chamada a nova oferta, não apenas dê suporte à implantação, como também trace um diagnóstico fiscal personalizado para orientação e adequação da empresa de forma integrada à todas as exigências fiscais correntes.

De acordo com Catia Silva, diretora de Projetos da empresa, o governo já está criando pontos de cruzamento entre as informações e as empresas não estão se atentando para estes riscos. “O mercado ainda vê este cenário como sendo apenas de mais uma obrigação, mas se as companhias não tiverem a fundamentação para montar os arquivos de forma coerente, poderão distorcer as informações entregues e se complicar perante a lei”, afirma.

Os relatórios para preenchimento da DIPJ, DACON e GIA, por exemplo, são alguns exemplos de formulários que podem conter dados diferentes dos da escrituração do SPED. A DACON, referente à utilização de créditos de PIS e Cofins, possui fichas de cálculo e do crédito propriamente dito. A exemplo da DIPJ, estas são informações que podem ser digitadas e que, por conta disso, muitas vezes acabam sendo incoerentes com relação aos dados que estão contidos no SPED, que, diferentemente das obrigações citadas, são estruturados para compor as informações da DIPJ, provenientes de várias fontes de informações diferentes. “Quando os clientes percebem o que o fisco consegue avaliar com um simples arquivo desses, eles se assustam”, conta a executiva.

Para realizar os cruzamentos a ASIS Projetos utilizará sua ferramenta exclusiva de auditoria digital, que consegue cruzar 100% dos dados contidos no arquivo a uma velocidade comparável à de transações com cartões de crédito. “A partir do momento em que as empresas amadurecem neste assunto e passam trabalhar essa riquíssima fonte de informações de modo inteligente, esta passa a ser uma grande oportunidade para manter os processos controlados e consolidados a um menor custo financeiro e operacional, ajudando inclusive a identificar erros de fornecedores em pontos passíveis de solidariedade”, avalia.

Compartilhe
ASIS Tax Tech