Associação do Carf mostra preocupação com criação de grupo para criar súmulas

Compartilhe

Por Gabriela Coelho

Apesar de salutar a ideia de facilitar a criação de novas Súmulas, elas terão o efeito de esvaziamento do órgão Pleno do Carf. A preocupação é da Associação do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais sobre uma portaria do Ministério da Economia que instituiu o Comitê de Súmulas da Administração Tributária Federal (Cosat).

“A criação de novas súmulas terão o efeito de esvaziamento do órgão, e não contará mais com conselheiros representantes dos contribuintes”, diz a nota.

Segundo a entidade, se considerar a figura do voto de qualidade e a possibilidade de se propor súmulas com apenas três  acórdãos da Câmara Superior do Carf, é muito provável que existam súmulas elaboradas com base apenas em decisões e posições exclusivamente manifestadas por representantes da Fazenda Nacional,

“Desconsiderando qualquer manifestação da representação da iniciativa privada. Lembrando que, a aplicação das Súmulas é de forma obrigatória nos julgamentos realizados pelo órgão, sob pena de perda do mandato, conforme previsão do regimento interno”, pontua.

Só Fazenda
Conforme reportagem da ConJur publicada nesta quarta, o governo criou grupo para aprovar súmulas. O grupo será composto por representantes da Fazenda e nenhum do contribuinte.

Clique aqui para ler a nota

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Compartilhe
ASIS Tax Tech