Câmara conclui aprovação de projeto que muda regras do Imposto Sobre Serviços

Compartilhe

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (17) a aprovação do projeto que muda as regras do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

 

A votação do projeto começou há cerca de duas semanas e faltava a análise dos destaques, isto é, propostas que visavam modificar a redação original. Ao todo, três destaques foram rejeitados. Com isso, o texto segue para o Senado.

 

O ISS é um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal sobre serviços. Pela regra atual, a cobrança é feia no município onde fica a sede da empresa prestadora de serviço.

 

Pela proposta aprovada na Câmara, o local de cobrança passará a ser o município onde está o consumidor.

 

O projeto altera o local de cobrança do imposto nos casos de serviços como:

 

 

    • planos de saúde (médico, hospitalar ou odontológico);

 

    • planos de atendimento e assistência médico-veterinária;

 

    • administração de consórcios;

 

    • cartão de crédito e débito;

 

    • arrendamento mercantil.

 

    • Transição

 

 

A proposta cria uma transição para os setores especificados no texto para que o tributo passe a ser cobrado progressivamente no município onde o serviço é efetivamente prestado.

 

Na prática, como as atividades envolvem muitos consumidores, espalhados em vários pontos do país, os recursos passam a ser distribuídos para uma quantidade maior de municípios.

 

A transição vai ocorrer entre 2020 e 2023, com a redução progressiva dos percentuais de recursos destinados às cidades onde ficam as empresas que prestam o serviço e o aumento progressivo dos percentuais destinados às localidades onde estão os consumidores.

 

Fonte: Fenacon

Compartilhe
ASIS Tax Tech