Camex define lista de cem produtos que terão aumento de tarifa de importação

Compartilhe

Batatas, autopeças, pneus, plásticos, material de construção, como tijolos e vidro, e produtos siderúrgicos e de alumínio estão na lista de cem produtos que terão aumento de até 25% na tarifa de importação no Brasil, segundo a lista de novas exceções à tarifa externa comum do Mercosul, definida ontem durante reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A lista será oficialmente submetida aos sócios do Brasil no Mercosul amanhã e eles terão 15 dias úteis para vetar algum produto. Após esse prazo, o aumento de tarifas entra em vigor.

“Está faltando mercado no mundo e os países exportadores vêm atrás do Brasil, um dos poucos mercados que cresce, e a nossa indústria está sendo prejudicada por isso”, argumentou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar a decisão.

“Esperamos que a indústria nacional com isso produza mais do que produz”, disse Mantega, ao explicar que, na criação da nova lista, houve preocupação em evitar que a nova barreira contra importados contribua para aumento de preços e da inflação.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, os mais de 300 pedidos enviados pela indústria para inclusão na lista de aumento de tarifas foram selecionados com base em critérios como a evolução das importações dos produtos e seus efeitos sobre o mercado, a capacidade produtiva e a demanda internas e o impacto das elevações de tarifas na cadeia produtiva.

Também influíram na definição da lista os investimentos programados para o setor e as prioridades dos programas do governo, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o novo regime automotivo e a preferência à indústria nacional nas compras governamentais.

A criação de nova exceção às tarifas externas praticadas pelos sócios do Mercosul foi decidida em dezembro do ano passado. Em junho, a pedido da Argentina, a lista, inicialmente de 100 itens, passou a 200. O governo preferiu manter o número inicial e, até outubro, elaborar o complemento com mais cem itens que terão alíquota de importação aumentada nas compras de países de fora do bloco.

Na lista divulgada ontem (acessível pelo site do Ministério do Desenvolvimento) foi aumentado também o imposto de importação de vagões ferroviários, insumos farmacêuticos, câmaras de ar, papel e cartão, componentes de calçado e utensílios de mesa e cozinha.

Por Sergio Leo | De Brasília | Valor Econômico

Compartilhe
ASIS Tax Tech