CFC abre audiências públicas para Normas sobre Auditoria Independente

Compartilhe

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abriu audiências públicas para três minutas de Normas Brasileiras de Contabilidade: NBC TA 260 (R2), NBC TA 705 e NBC TA 570. O prazo para contribuir com sugestões vai até 16 de maio de 2016.

A NBC TA 260 (R2) – Comunicação com os Responsáveis pela Governança trata da responsabilidade do auditor independente na comunicação com os responsáveis pela governança na auditoria de demonstrações contábeis.

Além da responsabilidade de comunicação, há a responsabilidade da administração. Uma não isenta a outra, porém, o que for comunicado pela administração pode afetar a forma ou a época da comunicação do auditor com os responsáveis pela governança.

A NBC TA 705 Modificações na Opinião do Auditor Independente versa sobre a responsabilidade do auditor de emitir um relatório apropriado quando conclui que é necessária uma modificação em sua opinião sobre as demonstrações contábeis. Além disso, a Norma aborda como a forma e o conteúdo do relatório são afetados quando o auditor expressa uma opinião modificada.

As opiniões modificadas podem ser: opinião com ressalva, opinião adversa ou abstenção de opinião. A decisão sobre qual delas é apropriada depende da natureza do assunto que deu origem à modificação e do julgamento do auditor sobre a disseminação dos possíveis efeitos do assunto nas demonstrações.

Por fim, a NBC TA 570 Continuidade Operacional determina as responsabilidades do auditor independente na auditoria de demonstrações contábeis em relação à continuidade operacional e as implicações para o relatório de auditoria.

As três normas são aplicáveis a auditorias de demonstrações contábeis para os períodos que terminam em 31 de dezembro de 2016 ou após essa data.

Os comentários devem ser enviados para o CFC pelo e-mail ap.nbc@cfc.org.br ou por correspondência para SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica – Brasília – DF – CEP 70070-920. É importante mencionar a qual minuta a sugestão está se referindo.

Confira as minutas: NBC TA 260 (R2), NBC TA 705 e NBC TA 570.

 

Fonte: CRC_SP

Compartilhe
ASIS Tax Tech