CNIS: integração de eventos do eSocial estão paralisados temporariamente

Compartilhe

A paralisação, que tem como objetivo processar eventos retidos no CNIS, começa nesta segunda-feira (21).

A integração de eventos do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) será paralisada no período de 00h01 desta segunda-feira (21) até as 8h00 de sexta-feira (25).

O objetivo é realizar o processamento de eventos de algumas empresas que ainda não foram integradas na base do CNIS.

CNIS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , por meio da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev), recepciona e processa os eventos do ambiente nacional do eSocial, a fim de alimentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Neste processo, podem ocorrer inconsistências que impeçam que alguns eventos sejam integrados no CNIS.

Com isso, o INSS e a Dataprev identificaram a necessidade de parar a integração on-line para processar esses eventos retidos de alguns empregadores. A medida visa evitar o risco de processamento desordenado de eventos.

Caso não seja possível concluir a liberação de todos os eventos retidos, novas paradas na integração com o CNIS poderão ser necessárias, mas serão comunicadas.

Transmissão para o CNIS

Após concluída a manutenção, os eventos que foram transmitidos durante o período da parada serão incorporados à base do CNIS automaticamente, não sendo necessária qualquer intervenção pelos usuários.

Todos os sistemas integrados com o CNIS, ou que usam as informações constantes da base CNIS, ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial, até a conclusão desse procedimento.

Fonte: Portal Contábeis com informações do Gov.br

Compartilhe
ASIS Tax Tech