Como escolher uma consultoria no tratamento do Sped

Compartilhe

Sem a menor sombra de dúvidas, vale a pena investir em um apoio mais especializado quando o assunto é Sped.

ASIS Auditor Digital

Não é mais segredo que o governo vem investindo tempo e vultosas somas monetárias, na modernização da eficaz e abrangente Fiscalização Eletrônica. Hoje as Autoridades Fiscais já contam com equipamentos batizados como T-Rex (Tiranossauro Rex), cuja comparação em relação ao nosso velho Leão não é de fato exagerada. Pois bem, e aí?
De tudo aquilo que a Lei solicita, o que de fato se aplica a mim?

A informação que gerei está correta e/ou demonstra aquilo que eu realmente intencionava reportar?

Chega então o momento de buscar ajuda. Como decidir e selecionar uma consultoria que me traga valor agregado? Nossas dicas no sentido de mitigar riscos e custos é que, além do tratamento das questões de praxe que todo mundo já conhece, você esteja atento para:

Saber distinguir entre:

Validações (Verificações de campos preenchidos e faltantes, Cálculos, Regras de Mapeamento do Registros a serem gerados).

Auditorias (fundamentação da inteligência fiscal, ou seja, aplicabilidade efetiva da norma tributária).

Relatórios (Agrupamento de informações contidas no arquivo).

Lembrando que o três passos são importantes, porém as Auditorias são indispensáveis e elas é que vão mostrar a você o real nível do seu provedor de Solução.

Verificar em seu provedor de Solução Sped:

Se ele tem de fato validações diferentes daquelas que realizadas o PVA (dessas você não precisa, o governo faz de graça).

Distingue claramente validações, auditorias efetivas e relatórios ou faz um mix confuso disso tudo de modo que você não entenda que tipo de serviço está sendo prestado.

Gera resultados visivelmente individualizado por Unidade da Federação ou te empacota com regras gerais que não tratam a sua UF.

Traz em seus retornos a fundamentação legal sobre determinada auditoria.

Possibilita que você audite inclusive (no caso do Sped Fiscal) suas NFe (s) de emissão própria.

Compartilhe
ASIS Tax Tech