DCTFWeb: finalmente uma boa notícia.

Compartilhe

Desde bem cedo temos noticiado como o sistema SPED avança a passos largos para o ambiente de integração total entre sistemas Fisco-Contribuintes. Especialmente, em relação à DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), substituta da GFIP, que parece ser a pretendida “cereja do bolo” dos Fiscos. Como garantir a qualidade dessa obrigação cujo conteúdo é gerado automaticamente a partir do eSocial e EFD-Reinf? Vamos descobir:

Entenda Como o Fluxo de Informações Funciona

O diagrama abaixo ilustra o fluxo de informações entre as escriturações do eSocial e da EFD-Reinf com o sistema DCTFWeb:

 

Audite o eSocial e a EFD-Reinf Antes da Entrega

A DCTFWeb somente recebe e consolida as informações transmitidas através dos eventos do eSocial e EFD-Reinf. O único caminho para garantir a qualidade das informações será criar processos que avaliem o conteúdo dos eventos destes arquivos. Um desses processos é a Auditoria Digital.

O FAQ da DCTFWeb reforça que, no caso de inconsistência de informações, o contribuinte deve retornar ao eSocial e EFD-Reinf. Portanto, por que não implementar um processo que garanta a qualidade na transmissão? Isso evitará que os contribuinte tenham surpresas no momento de entrega da DCTFWeb.

[wow_panel color=”#71cc51″]No caso de identificação de erro no valor dos débitos apurados na DCTF Web, quais procedimentos devem ser adotados?

Caso o contribuinte indentifique erro no valor dos débitos apurados, que estão exibidos na DCTFWeb, deverá retornar na escrituração (eSocial ou EFD-Reinf) e efetuar os ajustes necessários. A alteração do valor dos débitos somente é possível a partir da escrituração e será refletida na DCTFWeb após o processamento com sucesso do encerramento da escrituração que foi retificada. (fonte: FAQ da DCTFWeb – RFB)[/wow_panel]

Tome uma Decisão

Compartilhe
ASIS Tax Tech