Desafios na capacitação profissional e os Impactos no SPED

Compartilhe

Após quase 5 anos desde o lançamento do Projeto SPED alguns impactos já podem ser medidos, e para muitos profissionais fica a seguinte pergunta: Por que mesmo com a facilidade da era digital alguns problemas recorrentes ainda persistem?

Essa pergunta tem desanimado e assombrado muitos gestores e empresários brasileiros, isso porque mesmo com tantos investimentos continuam frequentes autos de infração com base em arquivos do SPED.

Segundo o diretor de produtos da empresa ASIS Projetos, Ulisses Brondi, a resposta é a má formação e capacitação profissional. De nada adianta buscar ferramentas que fazem diagnósticos personalizados, se há profissionais com dificuldades na interpretação das regras legais.

Segundo o especialista, para buscar soluções de apoio também é preciso distinguir a importância e relevância das informações diagnosticadas, considerando que existem no mercado atualmente muitos validadores de custo baixo executando funções parecidas com a do PVA (Pré-validador) do próprio governo.

Mas se atualmente temos problemas de conceito e tempo para estudos dos profissionais, escolher um provedor de soluções com certeza não será tarefa fácil, pois haverá a mesma dificuldade no momento de conhecimento da ferramenta.

Em pesquisa realizada após a análise de soluções fiscais de estoque oferecidas no mercado, especialistas da ASIS chegaram a seguinte conclusão; como se pode oferecer um produto de auditoria de estoque com base somente nos arquivos do SPED, uma vez que estes não possuem registros de itens de saída (C170)?

Com um mercado mais qualificado esse tipo de oferta sem a inclusão da Nota Fiscal Eletrônica seria algo sem sentido, porém atualmente a decepção com o produto vem no médio prazo, afirma Danilo Miranda, diretor comercial da ASIS Projetos.

A grande pergunta é, como podemos resolver essa questão? O investimento em cursos e capacitação é o melhor caminho, outra alternativa utilizada pelas empresas é a definição de profissionais dentro da organização com perfil de estudo e metas de avaliação de riscos permanentes.

Assessoria de Imprensa spednews2

Compartilhe
ASIS Tax Tech