SP: (11) 3089-4746 MG: (31) 3481-8119 Email: contato@asisprojetos.com.br

ERPs x Obrigações Acessórias

Os ERPs são soluções de gestão responsáveis por integrar e otimizar diferentes áreas de uma companhia. Já não é mais novidade que hoje nenhuma empresa, independente do porte, sobrevive sem um bom ERP. Porém, quando falamos de dados e informações muito específicos, tais como os tributários, o uso tão somente do software de gestão empresarial revela-se insuficiente.

Normalmente, os módulos fiscais dos principais ERPs disponíveis no mercado, tem a finalidade de gerar obrigações acessórias. Isso é feito a partir das movimentações em outros módulos e do cadastro de itens que, mandatoriamente, é alimentado por um usuário. O grande problema, é que o cenário tributário é muito dinâmico e, em muitas situações, as atualizações desse cadastro não ocorrem em tempo real, o que acaba gerando declarações com informações inconsistentes e, consequentemente, podem ocorrer autuações para a companhia.

Talvez o maior problema nisso tudo é a percepção errônea de que o problema é de origem sistêmica. A culpa recai sob o ERP, que mesmo utilizando as tecnologias mais avançadas do mercado, possui uma condicional importante: trabalham a partir das informações e atualizações que são alimentadas por usuários. Logo, estão sujeitas a falhas humanas, ao não-preenchimento ou não são devidamente atualizadas.

Este Gap no mercado abriu espaço para uma nova tendência, a incorporação sistêmica de softwares especializados em auditoria de obrigações acessórias nos módulos fiscais dos ERPs. Assim, o usuário utiliza 2 softwares em um mesmo ambiente, minimizando seus riscos tributários.

A grande vantagem nesse tipo de integração, é o alto nível de especialização e foco de empresas do software auditor, que mantém suas regras tributárias atualizadas diariamente, além, obviamente, da profundidade em questões legais.

De olho nesse cenário, a ASIS, principal empresa de auditoria digital, lançou ao mercado o ASIS Partners, programa inteligente de parcerias e alianças para soluções tributárias. Temos como uma das frentes a disponibilização das regras da nossa solução em nuvem, de forma que possam ser consumidas pelos principais ERPs do mercado.

Entre em contato conosco e agende uma reunião: temos a solução ideal para seus clientes.

www.asisprojetos.com.br/partners/

  Voltar ao Blog

Deixe seu comentário

SPED News | Todos os direitos reservados.