ES – Sefaz investe em equipamentos novos para melhorar serviço

Compartilhe

 
Acompanhar a evolução tecnológica é uma das ações que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) cumpre com rigor para aprimorar o atendimento à sociedade. Várias iniciativas vêm sendo adotadas para dar maior agilidade ao trabalho realizado pela Secretaria. No exercício de 2009, foram investidos mais de R$ 12 milhões na aquisição de equipamentos, softwares e na reforma e ampliação do Data Center da Sefaz.

Os recursos utilizados são oriundos do Fundo de Modernização Fazendária. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Negris, o investimento em 2009 foi de quase 100% dessa reserva, enquanto em 2008 utilizou-se menos de 10% do fundo.

Técnicos e servidores ganharam não só mais comodidade para o desempenho de suas funções, como também recursos tecnológicos afinados com a nova realidade do Estado. Assim, aumentaram sua capacidade de responder rapidamente às atuais demandas da população.

Entre os investimentos realizados estão o aumento do parque computacional, o investimento na área de armazenamento de dados, a ampliação do Data Center, a aquisição de 405 computadores e 75 notebooks para as gerências regionais, além de softwares de segurança (antivírus).

A natureza das atividades da Secretaria, conforme o subsecretário de Assuntos Administrativos, Silvio Grillo, exige investimentos maciços em Tecnologia da Informação (TI) para acompanhar a tendência de digitalização dos processos de fiscalização e auditoria. A Nota Fiscal Eletrônica e o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital, que acabará com os livros contábeis em papel) são exemplos marcantes da mudança dos processos na área fiscal.

Entre os projetos em execução, um dos mais importantes é a chamada climatização de precisão no Centro de Processamento de Dados (CPD). Segundo o supervisor de redes e produção, Moacir Canella Bortoloso, a ação representa um grande avanço, pois garante aos equipamentos de TI o controle necessário da umidade e da temperatura para o pleno funcionamento dos servidores de rede. “Com isso, os equipamentos ganham uma vida útil maior”.

Ainda conforme Bortoloso, a compra de novos equipamentos é outro ponto forte dos investimentos. “Hoje temos, em média, 80 máquinas do tipo servidor para garantir a arrecadação, a contabilidade e as finanças do Estado. Com as novas máquinas do CPD é possível ter 20 servidores de rede em apenas um. Além de mais capacidade de processamento e armazenamento, haverá uma redução considerável no consumo de energia”, destacou.

A instalação dos 405 computadores novos já está sendo feita. Até agora, mais de 140 já estão funcionando. Cada gerência recebe as novas unidades e redistribui os equipamentos antigos para outras estações de trabalho. O supervisor de suporte a usuários de informática e equipamentos, Edinaldo Ribeiro da Silva, disse que os computadores têm garantia de três anos, o que facilita a manutenção das unidades.

Os investimentos:

– Ampliação e modernização do Data Center
– Ampliação do parque computacional com investimentos na área de armazenamento de dados e back up automatizado
– Aquisição de 405 novos computadores, 75 notebooks, softwares de segurança / antivírus, impressoras, no-break, dentre outros
– Remanejamento de mil estações de trabalho
– Contratação da nova rede com maior capacidade de tráfego de informações, voz e imagens
– Aquisição de software para gerenciar a carteira de projetos
– Treinamento em Tecnologia da Informação e matérias específicas de contabilidade e auditoria
– Aquisição de mobiliário
– Locação e aparelhamento do imóvel anexo da Gerência Fazendária Metropolitana (GEFAZ-M)
– Novo espaço para o arquivo geral
– Obras nas agências da Receita em Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz
– Projetos em andamento: nova sede e reforma da agência da Receita em São Mateus

Fonte: SEFAZ ES

Compartilhe
ASIS Tax Tech