eSocial: período de convivência de versões é prorrogado para maio

Compartilhe

O período de convivência, que permite que os envios dos empregadores sejam feitos tanto na versão 2.5 quanto na S-1.0, foi prorrogado para 22 de maio de 2022.

Em julho de 2021, o eSocial foi atualizado para a versão S-1.0. A medida simplificou o sistema excluindo diversos campos e flexibilizando uma série de regras, em especial no fechamento da folha.

A ideia era permitir que o sistema se tornasse mais fácil e ágil para os empregadores

Mas, para que os usuários pudessem se adaptar às mudanças, foi estabelecido um período de convivência de versões, ou seja, um período em que as duas versões estariam em vigor ao mesmo tempo.

Durante esse período, tanto eventos enviados na versão antiga (2.5) quanto na nova (S-1.0) seriam processados pelo sistema. A previsão é que esse período terminasse em março deste ano, completando mais de sete meses de implantação da versão atualizada.

Contudo, o período de convivência foi prorrogado até maio deste ano, terminando exatamente no dia 22/05/2022. A iniciativa deu mais tempo para os usuários que ainda não atualizaram seus sistemas para a nova versão.

Fim do período de convivência eSocial

Com a prorrogação do período de convivência do eSocial, agora somente a partir de 23 de maio apenas eventos enviados na versão S-1.0 serão recebidos pelo sistema.

Segundo o governo, a maioria dos empregadores já migrou para a nova versão, mas ainda há usuários que transmitem eventos na versão antiga. Se esse é o seu caso, atualize seu sistema de gestão de folha.

Os sistemas web do eSocial, por sua vez, sempre trabalham utilizando a versão mais recente do sistema, o que inclui o módulo web geral e os módulos simplificados (doméstico, segurado especial e MEI) .

Fonte: Portal Contábeis com informações do Portal eSocial

Compartilhe
ASIS Tax Tech