Falha em banco de dados prejudica emissão de notas fiscais eletrônicas em 13 estados

Compartilhe

Devido a problemas em sua infraestrutura de banco de dados, a SEFAZ VIRTUAL do Rio Grande do Sul ficou indisponível desde o início da manhã da quarta-feira (15). Tal sistema controla as emissões de notas fiscais eletrônicas (NF-e) de Santa Catarina além de outros 12 estados e, em função desta falha,  prejudicou as operações comerciais em mais de 26 mil empresas no Estado. No entanto, o gestor da nota fiscal eletrônica da Secretaria da Fazenda em Santa Catarina, Manoel Paes de Andrade, explicou que os contribuintes dos estados atendidos pela SEFAZ VIRTUAL-RS podem endereçar as suas transmissões para os webservices do SCAN.
Manoel de Andrade esclareceu ainda que “o problema independe de nossa atuação e que os técnicos da Fazenda do Rio Grande do Sul estão envidando todos os esforços no sentido de resolver o problema, com previsão de ter solução até amanhã (16)”. E lembra também que todos os contribuintes obrigados à emissão de NF-e tem a opção de emitir os documentos em contingência, através do Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/) ou em formulários de segurança, com obrigatoriedade de, após sanado o problema da SEFAZ VIRTUAL, fazer a correspondente emissão da NF-e, no prazo de sete dias.
A falha deste sistema atingiu diretamente as empresas do comércio atacadista e do setor industrial. O comércio varejista e os postos de combustíveis estão fora dessa lista. No Brasil, a maioria dos Estados não tem emissão própria de nota fiscal eletrônica. Além de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram atingidos Rio de Janeiro, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Fonte: Sefaz SC

Compartilhe
ASIS Tax Tech