SP: (11) 4810-2631 MG: (31) 3481-8119 Email: contato@asisprojetos.com.br

GO: Sefaz apresenta inovações tecnológicas para fiscais de 12 Estados

Durante três dias de visita (de 29 a 31 de Agosto), a Sefaz recebeu representantes de todo País para apresentar os avanços tecnológicos adotados pela pasta, como o pioneiro programa de Fiscalização Inteligente Seletiva (FIS) e o modelo de recuperação de créditos tributários. Para o superintendente da Receita, Adonídio Neto Viera Júnior, Goiás tem experiências inovadoras e compartilhá-las em âmbito nacional reforça os princípios norteadores da atuação fiscal: a defesa da justiça social e o combate à sonegação.

Na manhã de 31 de Agosto, os fiscais de 12 Estados conheceram, na prática, os detalhes do FIS em operação de IPVA, e nesta tarde, vão verificar a análise do trânsito de mercadorias que é feita utilizando as antenas de OCR instaladas nas rodovias estaduais. Com as novas tecnologias de monitoramento (antenas, câmeras OCR e rastreamento por satélite) é possível parar apenas aqueles que devem o IPVA ou verificar automaticamente os documentos de transporte de carga, nota fiscal eletrônica e outros.

Raimundo Arrouche, auditor do Maranhão, explicou que a Fazenda de lá está interessada em conhecer a fundo o funcionamento da fiscalização seletiva de ICMS, e três representantes de Alagoas, os fiscais Cléberson Lima, Artur Ferreira e Helder Ramos, afirmam que pretendem adaptar o programa à realidade alagoana. Para o auditor Francisco Oliveira, da Sefaz de Mato Grosso, os sistemas inteligentes também devem ser implementados em breve naquele Estado. Despertou interesse dos representantes de São Paulo, a infraestrutura da base de dados da pasta goiana. Para o auditor da Paraíba, a seletividade é o que deixará a fiscalização mais eficiente. “O que vemos aqui é uma revolução na fiscalização e espero levar essa experiência acumulada para a Sefaz -PB”, comentou Wanclay Cavalcante.

Fonte: Comunicação Setorial- Sefaz-GO

  Voltar ao Blog

Deixe seu comentário

SPED News | Todos os direitos reservados.