ICMS/AL – Sefaz disponibiliza relatórios de Malhas Fiscais no Portal do Contribuinte

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) está disponibilizando, de forma gradual, relatórios de Malhas Fiscais. Os arquivos podem ser encontrados no site do órgão, pelo Portal do Contribuinte. O contribuinte pode consultar a sua situação e se regularizar de forma espontânea, podendo contar com desconto de 20% no valor das multas, caso haja.

Até o momento, duas listas já foram inseridas. A primeira sobre a falta de registro de Nota Fiscal no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a segunda sobre valor divergente da Nota Fiscal registrada no SPED.

Segundo a superintendente de Planejamento Fiscal, Alexandra Vieira, neste momento a intenção é alertar, e não punir, as empresas que possuem pendências com a Receita Estadual. “Nós começamos a colocar alguns relatórios de malha fiscal no nosso site a fim de que os contribuintes se regularizem de forma espontânea”, explica Alexandra.

Palestra para contadores

E para falar sobre o tema, nesta sexta-feira (1), a Sefaz realizou a segunda palestra sobre Relatórios de Malhas Fiscais com contadores de todo o estado. O evento lotou o auditório do prédio sede, no Centro. Os contadores compareceram para ficar por dentro de todas as novidades oferecidas no Portal do Contribuinte, além de explicações pontuais acerca da tributação estadual.

Alexandra Vieira ressaltou ainda a importância desse diálogo entre o órgão e os profissionais que fazem a contabilidade das empresas, para que o trâmite tributário seja o mais claro possível.

Com alcance estadual, o ciclo de palestras surgiu da parceria entre a Fazenda e o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) e já recebeu participantes de vários municípios alagoanos. Foi o caso do contador Jackson Queiroz, que veio de Porto Calvo exclusivamente para prestigiar o evento.

“É muito significativa essa ideia da Sefaz, juntamente com o CRC, para que nós contadores possamos adquirir o conhecimento das mudanças que estão havendo e que, com certeza, vêm para somar e criar mais interação entre o contribuinte e o órgão”, conta.

Além de distribuir conhecimento, a palestra ainda ajudou a disseminar cidadania e solidariedade. Foram mais de 80 quilos de alimentos recolhidos por meio da inscrição dos participantes e que serão doados posteriormente às instituições sociais.

Texto de Layla Oliveira

 

Fonte: SEFAZ AL

Compartilhe
ASIS Tax Tech