Imposto representa mais de 80% do preço da cachaça

Compartilhe

 

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), as bebidas alcoólicas, típicas de festa junina, são os produtos com maior incidência de impostos: cachaça (81,87%), quentão (61,56%), cerveja (54,80%) e vinho (52,50%). O levantamento foi feito pelo IBPT.

Luís Otávio Gonçalves, fabricante da cachaça Vale Verde e vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em geral (Sindbebidas), afirma que um dos fatores que contribuem para a alta carga tributária do produto é a retirada dos fabricantes de cachaça do Simples – regime tributário com alíquota diferenciada voltado para micro e pequenos produtores. “O lobby de outras bebidas alcoólicas também interfere no consumo da cachaça. Sem contar que o imposto para a cachaça artesanal é muito maior do que para a industrial”, acrescenta Gonçalves.

Por ser considerada um produto supérfluo, a alíquota do ICMS é mais alta. Portanto, a tributação é maior. O ICMS é o imposto que tem maior relevância na carga tributária. “Se houvesse vontade política e uma redução gradativa nos impostos, os consumidores teriam um alívio maior no consumo”, explica o diretor do IBPT, Fernando Steinbruch.

O IBPT também apurou a carga tributária incidente em produtos típicos das festas juninas. Os fogos de artifícios, produtos muito utilizados para comemorar os festejos, também possuem alto índice de impostos, com 61,56%. “Apesar da estabilidade dos produtos de um ano para o outro, o percentual de tributos cobrados ainda é muito alto e pesa na despesa do brasileiro”, afirma o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.
Fonte: www.otempo.com.br

Compartilhe
ASIS Tax Tech