SP: (11) 3089-4746 MG: (31) 3481-8119 Email: contato@asisprojetos.com.br

Inovação consolida ASIS Projetos no mercado de Auditoria Digital

O projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) certamente aqueceu o mercado de soluções de inteligência fiscal e contábil, que conta com ofertas cada vez mais automatizadas para a entrega de dados ao fisco. Porém, a complexidade da legislação fiscal brasileira ainda exige uma participação humana intensa e fundamental neste processo, sobretudo para atividades de conferência, atualização e correlação dos valores referentes aos códigos e tarifas, o que, inevitavelmente, abre espaço para falhas e inconsistências que podem ser revertidas em multas e outras penalidades para as empresas.

Entendendo este desafio, com base em uma metodologia exclusiva de Auditoria Digital, que cruza eletronicamente as informações tributárias e contábeis, a empresa ASIS Projetos comercializa desde 2010 diversos serviços que buscam justamente garantir que os dados entregues ao fisco estejam em total compliance com a legislação. Após pouco mais de um ano e meio de atividade a companhia já registra mais de 160 projetos customizados e mais de 200 CNPJ’s, englobando grandes empresas de diversos segmentos.

Inovação

“Em 2009, após alguns anos de experiência com consultoria tributaria e gerência de projetos fiscais, entendi o verdadeiro significado da montagem dos layouts dos arquivos do SPED criados pelo Governo e resolvi criar uma forma de auditar eletronicamente esses dados, a fim de conseguir alertar os contribuintes sobre os erros tributários e contábeis passiveis de visualização na entrega de cada arquivo”. Este foi o insight que inspirou a criação do ASIS Auditor Digital pelo sócio e diretor de Produtos da ASIS Projetos, Ulisses Brondi.

Segundo o executivo, a idéia era trazer em formato compatível todas as regras contidas em Regulamentos Estaduais e Federais, confrontando-as com as informações contidas nos arquivos do SPED para prevenir erros e encontrar benefícios de operações/serviços desconhecidas pelas companhias. A partir da ferramenta, que hoje cruza dados do Sintegra, SPED Fiscal e Contábil, e SPED PIS/Cofins a uma velocidade comparável a de transações com cartões de crédito, a empresa também desenvolveu outros serviços, incluindo o de Classificação Fiscal de Mercadorias, Saneamento de Cadastro e Monitoramento de Riscos e Oportunidades Fiscais.

Crescimento

Segundo Danilo Miranda, sócio e diretor Comercial da ASIS Projetos, a empresa está hoje em franca expansão e consegue manter isso de maneira orgânica. Além disso, o executivo afirma que ainda não encontrou concorrentes diretos. “Existem diversas empresas no mercado de tecnologia que atualmente se posicionam como especializadas em auditoria fiscal e que na prática ainda continuam focadas em tecnologia. Nós, por outro lado, somos uma empresa altamente especializada em SPED e no universo fiscal e contábil, e que trabalha com ferramentas tecnológicas e uma metodologia exclusiva. Nosso diferencial é que entendemos a real finalidade daquela entrega de dados”, explica.

Miranda considera ainda que, apesar do rápido crescimento, a empresa mantém uma postura bastante diferenciada com relação ao atendimento. “Possuímos muitas ferramentas que automatizam o nosso trabalho e nos permitem aumentar a massa crítica sem prejudicar a qualidade do atendimento. Para isso, contamos com fornecedores altamente especializados como a Ci&T, multinacional brasileira referência na área de desenvolvimento de aplicações de software, para manter e evoluir as nossas soluções de auditoria. Além disso, o modelo de negócio adotado pela ASIS Projetos, com serviços oferecidos em Saas, por meio de Cloud Computing, exige que aumentemos nossa capacidade de análise e processamento, mas não necessariamente a equipe de consultoria”, afirma.

Para ele, o sucesso da empresa é resultado de uma combinação de fatores, indo desde alguém que pensou fora da caixa até o timing certo do mercado, que está bastante carente de empresas capacitadas para atender a esta demanda. “Os jornais estão aí para mostrar que os departamentos fiscais das companhias ainda estão muito vulneráveis, e frequentemente grandes empresas são autuadas por irregularidades. Muitas dessas inconsistências não são provocadas por atitudes de má fé, mas sim pela falta de fornecedores capacitados para garantir 100% do compliance com a legislação. É justamente este o desafio que a ASIS Projetos abraçou”, conclui.

  Voltar ao Blog

Deixe seu comentário

SPED News | Todos os direitos reservados.