Instabilidades no e-CAC prejudicam cumprimento de obrigações contábeis

Compartilhe

Obrigações como EFD-Contribuições, EFD-Reinf e DCTFWeb, com prazo final até 15 de março, foram prejudicadas pelas instabilidades no acesso do e-CAC.

Usuários do Fórum Contábeis têm relatado instabilidades ao acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) desde terça-feira (15).

Ao tentar acessar o Portal, os usuários se deparam com a seguinte mensagem de erro:

“Atenção. (Código: 21107 – 003F89F6)

Prezado Usuário, ocorreu um erro no sistema que impediu a validação dos seus dados. Por favor, tente novamente.”

Com isso, o cumprimento das obrigações da Escrituração Fiscal Digital Contribuições (EFD-Contribuições), Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb), com prazo final até 15 de março, foram prejudicadas.

Dessa forma, os profissionais contábeis estão solicitando a prorrogação das obrigações.

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON) solicitou à Receita Federal que sejam tomadas providências na tentativa de minimizar os efeitos destes problemas sobre os contadores e empresários brasileiros.

“A FENACON se compromete com todos os segmentos econômicos e atua como agente viabilizador dos anseios reivindicados pelas categorias que representa”, afirmou a Federação por meio de nota.

e-CAC

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) é o portal de serviços que permite a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil (RFB).

O portal, criado pela Receita Federal (RF) surgiu com o objetivo de desburocratizar muitos processos fiscais, permitindo consultas, acompanhamentos e até mesmo facilitando pagamento e parcelamentos para quem não está em dia com questões fiscais legais.

O e-CAC é um avanço tecnológico dos serviços oferecidos pela Receita Federal, que anteriormente só podiam ser acessados caso o contribuinte se deslocasse até uma unidade do órgão. Com o portal, muitos dos serviços agora podem ser acessados virtualmente.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe
ASIS Tax Tech