IPVA: SEFAZ CE implementa um novo serviço na Internet

Compartilhe

 

Em sintonia com as necessidades do contribuinte, quanto à geração de serviços informatizados ágeis e confiáveis, é que a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – SEFAZ, por meio da Coordenadoria da Administração Tributária – CATRI e da Coordenadoria Administrativa e de Tecnologia da Informação – CAT, disponibilizou no dia 10 de novembro, o novo processo de Cadastramento de Veículos novos via Internet, no sítio eletrônico . A ferramenta vem facilitar a vida do contribuinte que não precisará mais se deslocar para uma das unidades fazendárias.

A grande inovação desse serviço consiste na Sefaz integrar o sistema de cadastro do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, com a Nota Fiscal Eletrônica – NFe, de modo que praticamente na compra do novo veículo, o cliente ou consumidor poderá emitir, em seguida, o documento necessário para o recolhimento do referido IPVA.

Isto é, além da nova ferramenta otimizar o processo de cadastramento de veículos novos, o serviço recém lançado permite ao contribuinte em sua própria residência, empresa ou escritório, ou ainda, de uma Lan House, acessar a página da Sefaz na Internet. Um vez na página da Sefaz, no Menu Serviços On line, no item Cadastro de Veículos Novos – IPVA aparecerá o espaço para digitação do número do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE. Após preenchimento do campo, o sistema gerará automaticamente o Documento de Arrecadação Estadual – DAE para pagamento do IPVA.

Antes dessa inovação, o contribuinte se dirigia a uma unidade fazendária para cadastrar a Nota Fiscal do veículo e recebia o DAE para efetuar o pagamento do IPVA, concluindo o processo com o cadastramento no DETRAN. Agora, essa demanda fiscal está mais acessível, desburocratizada, proporcionando ao contribuinte ou consumidor a agilidade, comodidade e segurança no seu cumprimento

SEFAZ CE

Compartilhe
ASIS Tax Tech