Mapeamento do Ponto de Vista Fiscal x Mapeamento do Ponto de Vista de Tecnologia

Compartilhe

Em nossa dica anterior procuramos orientar nossos seguidores quanto a escolha de uma consultoria Sped, outra dúvida e confusão muito recorrente é a correta distinção entre o papel daqueles que te auxiliam na extração do arquivo e a consultoria para o Sped propriamente dita.

Normalmente, a extração é um trabalho performado por profissionais de TI (Tecnologia da Informação) cujo desafio é conhecer o sistema da empresa e a partir daí criar rotinas de extração que estejam preparadas para gerar os possíveis registros e campos do Sped, de modo que seu resultado não seja criticado pelo Programa Validador da Receita Federal (PVA) do ponto de vista de estrutura/layout.

Notem que até aqui, isso pouco tem a ver com  a qualidade do conteúdo extraído.

Nesse exato momento é que ocorre boa parte dos erros e problemas com relação ao arquivo, pois já nessa fase é indispensável a orientação de um especialista no Sped, que tenha feito uma entrevista assertiva com a empresa no intuito de, a partir daí, reunir condições técnicas de auxiliar a correta seleção (dentre os diversos registros previstos) daquilo que se aplica a sua operação.

Resumindo, não é papel do time de TI, (interno/contratado), conhecer entre outras tantas situações, por exemplo, se a empresa operou com Entrega Futura ou mesmo teve devolução de compras, cuja ocorrência implicaria no preenchimento de um campo que por conseqüência tornaria obrigatória a apresentação de outros Registros, ou seja esse é um típico caso de interdependência, muito mais interpretativa que sistêmica.

Outro exemplo clássico e a dispensa e/ou obrigatoriedade de determinados registros por deliberação (a qualquer tempo) das Diversas Secretarias de Fazenda, ou ainda equívocos no momento da informação dos impostos, pela não distinção entre valores creditados, debitados ou meramente informativos.

Ignorar ou não se certificar da necessidade desse tipo de apoio,  pode  trazer um grande impacto naquilo que a empresa gostaria de informar e o que efetivamente está declarado no arquivo.

ASIS Auditor Digital

Compartilhe
ASIS Tax Tech