MG: VAF 2012 – prazo de entrega da declaração termina dia 31/05

Compartilhe

Termina em 31/05/2012, o prazo estabelecido para entrega da “Declaração Anual do Movimento Econômico Fiscal (DAMEF)”, popularmente conhecida como declaração do VAF, do corrente exercício (ano-base 2011).

Mais de 60 mil empresas inscritas no cadastro de contribuintes do ICMS, em Minas, devem entregar a referida declaração à Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG). E a multa pela falta varia de 100 a 500 UFEMG. Sugere-se, portanto, não deixar para a última hora, evitando, dentre outros tipos de problemas, a sobrecarga no sistema de transmissão.

Lembre-se:

A obrigatoriedade da entrega da DAMEF não aplica a contribuintes participantes do Simples Nacional.  Nesse caso, o documento se chama “Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)” e deve ser entregue à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

É através das declarações apresentadas pelas empresas que se apura o Valor Adicionado Fiscal (VAF) municipal e, conseqüentemente, o índice de participação de cada município nos repasses de receita do ICMS e do IPI.

Mais informações e acesso aos aplicativos necessários para o preenchimento, entrega e acompanhamento da DAMEF podem ser obtidos no Sítio da SEF-MG na internet, endereços:

http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/declaracoes_demonstrativos/

http://www.fazenda.mg.gov.br/governo/assuntos_municipais/vaf/

Fonte:
Diretoria de Cadastros, Arrecadação e Cobrança – DCAC
Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais – SAIF saif@fazenda.mg.gov.br

Assessoria de Comunicação Social – SEF              
acsgabinete@fazenda.mg.gov.br
23 de maio de 2012
http://www.agenciaminas.mg.gov.br

Sefaz MG

Compartilhe
ASIS Tax Tech