Modelo ZFM é divulgado na Expo Xangai 2010

Compartilhe

A participação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) na Expo Xangai 2010, considerada a maior feira das nações de todos os tempos, poderá atrair novos investimentos para a região Amazônica. Mais de 190 países e 50 organismos internacionais participam do evento, que iniciou no dia primeiro de maio e encerra em 31 de outubro. São esperados 70 milhões de visitantes.

A presença da autarquia no evento segue na esteira da estratégia adotada pelo Governo Federal de posicionar o Brasil como um destino ideal de novos investimentos da China, que passou a ser considerado um mercado prioritário depois que se tornou o principal parceiro comercial do País. A superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, integra a delegação brasileira, chefiada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pelo comissário geral do Brasil na Expo, Alessandro Teixeira, em visita ao evento e participará do Seminário Invest in Brasil, que acontece no dia 02 de junho, e faz parte da agenda de atividades comemorativas da Semana do Brasil na Expo Xangai 2010.

Durante o seminário, está prevista a realização das palestras “Panorama Econômico e Financeiro do Brasil” (Ministro da Fazenda, Guido Mantega), “Copa 2014 e Olimpíadas 2016: Oportunidades de Investimento” (Ministro dos Esportes, Orlando Silva), “PAC e Investimentos nas Cidades Brasileiras” (Ministro das Cidades, Márcio Fortes) e “Comércio e Investimentos Brasil-China (Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho) pela manhã.

No horário da tarde, serão abordadas as ações de promoção de exportações na China pelo diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Alessandro Teixeira; apresentação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Associação Empresarial de São Paulo sobre as oportunidades no comércio sino-brasileiro e do Conselho Empresarial Brasil-China, além de encontros empresariais e rodadas de negócios (match-making). De acordo com a superintendente da autarquia, a relação da China com o Brasil ganhou relevância nos últimos anos, por isso, trata-se de uma oportunidade ímpar de divulgar o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e o potencial econômico da Amazônia, visando atrair investimentos futuros para a região.

No dia três de junho, a Expo Xangai comemora o Dia do Brasil. A data foi escolhida pelos organizadores e a programação começa com o hasteamento de bandeiras e hino nacional. Logo após ocorrerá a solenidade de assinatura do livro de participação oficial do Brasil no evento. Um almoço será oferecido pelos organizadores da Expo à delegação brasileira. Em seguida serão realizadas visitas aos pavilhões da China, das Américas do Sul e Central e ao pavilhão brasileiro, encerrando a programação.

Fonte: SUFRAMA

Autor: Lisângela Costa

Compartilhe
ASIS Tax Tech