MT – Ferramenta para cruzamento de dados vai ampliar fiscalização

Compartilhe

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) terá uma nova ferramenta tecnológica para intensificar o cruzamento de dados e a análise tributária dos contribuintes de Mato Grosso. Desenvolvida pela Microsoft, instalada pioneiramente na Bahia, a ferramenta já está em fase de testes em Mato Grosso e será plenamente utilizada já no primeiro trimestre de 2012. A ferramenta foi financiada pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), com o apoio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Inicialmente, o Fisco utilizará a ferramenta sobre a plataforma de informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Cruzamento de dados que atualmente são necessários cerca de 30 dias para serem configurados e processados pelas atuais ferramentas serão realizados em segundos. “Estamos encontrando meios de maximizar nosso quadro funcional. O trabalho que era realizado por vários servidores durante dias poderá se feito por apenas um e de forma automática. Teremos uma capacidade de fiscalização muito maior, mais ágil”, destacou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

Será possível ao controle de fiscalização identificar de forma instantânea se houve alguma variação no faturamento de determinado contribuinte durante um mês do ano. Automaticamente a ferramenta cria a sazonalidade natural de cada segmento e se uma empresa está tendo atividades que destoam das demais. Estes são indícios que poderão ser encontrados de forma fácil, ou mesmo indicados eletronicamente pela ferramenta, para assim orientar melhor a fiscalização.

Segundo o analista em Tecnologia da Informação da Sefaz, Gustavo Okde Carvalho, hoje os cruzamentos atuam em duas dimensões, ou seja, confrontando uma informação com a outra, e assim por diante, na busca por inconsistências e geração de relatórios. A ferramenta já em teste faz o cruzamento multidimensional, permitindo muitos outros enfoques de possibilidades na obtenção de relatórios e informações.

Até o final de 2012, a Escrituração Fiscal Digital (EFD) também poderá ser auditada pela nova ferramenta.

Fonte: Cenário MT

Compartilhe
ASIS Tax Tech