PR – Palestra em Londrina esclarece o Simples

Compartilhe

O Simples Nacional, regime especial de arrecadação para micros e pequenas empresas, vai ser explicado e dissecado em seus mínimos detalhes em palestra que acontece na próxima quarta-feira, dia 9, em Londrina. Aberto a empresários, contadores, contabilistas, auditores, estudantes e todos os interessados, o encontro vai abordar “Aspectos econômicos, jurídicos e fiscais”.

Cerca de 80% das empresas paranaenses – em setembro deste ano eram 279.460 – estão cadastradas neste sistema, que traz uma série de facilidades e benefícios aos empreendedores. Outras 83.063 pessoas estão formalizadas como Micro Empreendedor Individual (MEI), número em constante crescimento, de acordo com o chefe da Assessoria e Gerência do Simples Nacional (AGSN) no Paraná, Yukiharu Hamada.

Hamada acredita que muitos trabalhadores ainda não se tornaram MEI por simples desconhecimento. As vantagens são muitas, a começar pela proteção previdenciária e pelo recolhimento de impostos, que cai para a metade – o MEI paga apenas 5% do salário mínimo para a União, a título de previdência; R$ 1,00 para o Estado e R$ 5,00 para o município quando se trata de prestação de serviços.

A palestra que será realizada em Londrina começa às 19h, com uma explicação de 20 minutos sobre a natureza jurídica e integração tributária dessas empresas, entre outros tópicos. O palestrante é o Inspetor Geral de Fiscalização da Receita Estadual, Clovis Rogge.

Outros 20 minutos serão dedicados à legislação que se aplica ao setor e questões sobre a opção ao sistema. Hamada é o palestrante, que falará também sobre as alterações feitas na lei que rege o sistema e a posição do Paraná a respeito.

Antonio Ramiro Dias Tavares, Assessor Operacional da 9ª Delegacia Regional da Receita de Maringá, vai falar sobre o que pode excluir uma empresa do Simples; e Clovis Rogge encerra a palestra falando sobre a fiscalização desses estabelecimentos. Em seguida, os participantes poderão fazer perguntas ou debater algum tópico apresentado. Desta mesa participam também os Auditores Fiscais Marco Antonio Granzotti, de Maringá, e Dalton Lazaro Soares, Londrina.

Palestra: “SIMPLES NACIONAL – Aspectos econômicos, jurídicos e fiscais”
Data: 9/11/2011 – quarta-feira
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Rua Minas Gerais, 297 – 1º andar).
Há 140 vagas
Inscrições pelo fone 43-3372-2214 (com o auditor Dalton L. Soares).

Fonte: SEFAZ-PR

Compartilhe
ASIS Tax Tech