Prepare-se para o Exame de Suficiência, provas acontecem neste final de semana (17)

Compartilhe

A poucos dias da prova, ainda dá tempo de tirar dúvidas e rever conteúdos através de vídeos explicativos

No domingo (17), ao menos 66 mil bacharéis em Ciências Contábeis de todo o país devem prestar o 1º Exame de Suficiência. A prova será aplicada das 9h30 às 13h30, conforme horário de Brasília.
Trata-se de uma exigência para obtenção do registro profissional na categoria de contador, conforme a Lei nº 12.249/2010, com regulamentação da Resolução nº 1.486/2015.
Um dos primeiros e mais importantes itens do “check-list”, o local da prova já pode ser consultado no site da Consulplan (consulplan.net), – banca examinadora que aplicará as provas, ou através de um link na página inicial do Conselho Federal de Contabilidade (cfc.org.br).
Como em todos as edições, o exame é composto por 50 questões de múltipla escolha e a aprovação está condicionada ao acerto de, pelo menos, 50%.
Para auxiliar quem vai prestar a prova, o Portal Contábeis preparou um vídeo novo que pode fazer a diferença para quem vai aproveitar os últimos dias para estudar um pouco mais e rever conteúdo.Assista clicando aqui.
Recentemente, o Portal Contábeis também elaborou uma matéria com 6 dicas importantes para quem o bacharel que vai fazer a prova. Releia aqui.
Dentre tantas recomendações de professores, uma das principais, sempre muito citada, é quanto a importância de rever questões de provas anteriores e questões comentadas.
No canal do Portal Contábeis no Youtube, há dois vídeos recentes com questões comentadas, principalmente sobre o segundo exame de suficiência de 2017. O último, postado em 12 de junho. São vídeos que trazem dicas importantes, a partir de questões de provas anteriores, comentadas pelo empresário contábil e professor universitário de Ciências Contábeis, Rodrigo Pereira.
No vídeo da semana passada, Pereira deu ênfase às demonstrações contábeis, assunto recorrente nas provas, inclusive na última edição. Ele também fez comentários sobre Balanço Patrimonial, DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados), DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa)
Sobre a prova
Serão exigidos dos candidatos, conteúdos de Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil e Língua Portuguesa Aplicada.
A preocupação com o exame existe e justifica-se pelos dados históricos de aprovação no teste.
Na análise da média de aprovação, do total de candidatos inscritos de 2011 (início dos registros disponibilizados) até as prova do segundo semestre de 2017, apenas 35,87% obteve aprovação.
Segundo números disponibilizados no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 433.221 candidatos foram submetidos às provas aplicadas nos Exames de Suficiência realizados entre 2011 até 2017. Deste total, 273.905 pessoas foram reprovadas e 159.316 aprovadas.
O número mostra, ainda, que de 2015 até 2017 o índice de aprovação nas provas vem caindo. A maior taxa de aprovação foi registrada em 2011, com 58,29% de candidatos aprovados. Já em 2015, foi registrada a maior taxa de reprovação para o período que se tem registro, de 85,32%. No segundo exame de 2016, a reprovação continuou alta, com 78,16% do total de inscritos reprovados.
No início de 2017, durante a aplicação do teste no primeiro semestre, a aprovação ficou em 25,26%. Resultado um pouco superior ao segundo exame de 2016, com uma média de 21,84% de aprovação. No Estado de São Paulo, de 2011 até 2017, foram aprovados 40.741 candidatos: uma aprovação média de 41,53%, ante 58,47% de reprovação.
Fonte: PORTAL CONTÁBEIS
Compartilhe
ASIS Tax Tech