Produção industrial baiana cresce 20,6% no quarto trimestre de 2012

Compartilhe

De acordo com os resultados da Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE, a produção industrial baiana (de transformação e extrativa mineral) apresentou, em dezembro de 2012, aumento de 4,7% em comparação com o mês de novembro de 2012, na série com ajuste sazonal. Na comparação com dezembro de 2011, o crescimento foi 20,6%. Já o indicador acumulado no ano aumentou 4,2%.
O resultado foi analisado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). De acordo com o diretor geral do órgão, Geraldo Reis, o crescimento evidencia o processo de recuperação deste segmento da economia baiana.
“Após crescer 4,3% em novembro, na comparação com outubro, a indústria baiana registrou alta de 4,7% em dezembro, o que caracteriza um forte ritmo de crescimento, apontando para a continuidade da expansão em 2013”, explica Reis. Já o resultado positivo no indicador, na comparação com dezembro de 2011, é atribuído à expansão, principalmente, dos segmentos de produtos químicos (43,0%) e de refino de petróleo e produção de álcool (40,9%).
Reis ressalta a influência nos dois setores da baixa base de comparação em dezembro de 2011. Outros segmentos que apresentaram resultados positivos foram celulose e papel (5,9%), veículos automotores (56,5%), borracha e plástico (13,8%) e metalurgia básica (3,4%). Em sentido oposto, as contribuições negativas vieram dos segmentos de alimentos e bebidas (-5,1%) e minerais não metálicos (-2,9%).
Ao analisar o resultado do acumulado do ano, Reis destaca que “a expansão de 4,2% coloca a Bahia como estado de melhor desempenho industrial em 2012. Embora a base de comparação estivesse deprimida em 2011, o efeito estatístico já foi diluído no primeiro trimestre do ano passado, quando o setor cresceu 7,8%. Além disso, podemos observar o grau de difusão desse crescimento, que ocorreu em sete dos oito segmentos que compõem a indústria de transformação”.
Destaque para o desempenho dos produtos químicos e refino de petróleo
No período janeiro a dezembro 2012, comparado com o mesmo período do ano anterior, a taxa da produção industrial baiana acumulou acréscimo de 4,2%. Dos oito segmentos da indústria de transformação sete apresentaram aumento no período, com destaque para produtos químicos (9,9%) e refino de petróleo e produção de álcool (5,2%).
Os segmentos de celulose e papel (3,2%), borracha e plástico (10,8%), alimentos e bebidas (1,0%), minerais não metálicos (3,4%) e veículos automotores (1,2%) também influenciaram positivamente o indicador. Por outro lado, a única influência negativa veio de metalurgia básica (-10,0%).
Na análise trimestral (outubro-dezembro), a indústria baiana, ao avançar 9,6% no quarto trimestre de 2012, mostrou clara aceleração frente ao resultado do terceiro trimestre do ano (2,0%), ambas as comparações contra igual período do ano anterior. Esse ganho de dinamismo foi observado em sete dos nove setores pesquisados, com destaque para refino de petróleo e produção de álcool, que passou de 11,2% no terceiro trimestre para 22,9% no trimestre seguinte, metalurgia básica (de -25,0% para 4,2%) e produtos químicos (de 2,5% para 8,1%).
FONTE: SECOM

Compartilhe
ASIS Tax Tech