Receita cria delegacia para grande contribuinte

Compartilhe

 

A Receita Federal anunciou a criação de um órgão específico para controle dos grandes contribuintes do país. A partir da próxima semana, entra em funcionamento a Delegacia de Maiores Contribuintes (Demac), com experiências-piloto em São Paulo e Rio de Janeiro. Em nota, a Receita informou que cerca de 10 mil empresas são classificadas como “grandes contribuintes”, por que concentram 75% da arrecadação de tributos e impostos federais.

Grandes empresas recebem tratamento preferencial da Receita há cerca de dez anos. Mesmo com a fiscalização atenta, a cada ano a Receita divulga tentativas de sonegação de bilhões de reais em tributos por empresas de diversos setores.

Por faturarem mais e terem acertos fiscais mais elevados, o subsecretário de fiscalização da Receita Federal , Vinicius Neder, informa que há diversas empresas nesse grupo das grandes que, por vezes, buscam “sofisticados planejamentos tributários ilícitos, cujo intuito é pagar menos impostos”. Essas empresas serão os alvos das Demacs, que terão auditores especializados “no combate à elisão e à sonegação fiscais, ao crimes contra a ordem tributária e à lavagem de dinheiro”, informou Neder.

Fonte : CFC – Conselho Federal de Contabilidade

Compartilhe
ASIS Tax Tech