Receita Estadual Disponibiliza Novo Leiaute da GIA Versão 8

Compartilhe

A Receita Estadual informa que as empresas da categoria Geral no cadastro de Tributos Estaduais já estão com acesso ao novo leiaute do arquivo de importação de sistema próprio da nova Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA), Versão 8. Esta alteração faz parte do programa de modernização dos processos do fisco estadual e será utilizada a partir do período de referência Janeiro/2012. Até lá, as empresas obrigadas deverão se adaptar à nova versão.

Com a nova versão, será possível, no futuro, dispensar a entrega da Guia Informativa Anual Modelo B (GMB). Confira as principais alterações da GIA Versão 8:

  • Mudança do leiaute do arquivo de importação de sistemas próprios;
  • Desativação dos anexos XI e XII: operações interestaduais e operações internacionais, respectivamente;
  • Alterações no preenchimento do Quadro C: onde são inseridas as informações econômicas (faturamento, nº de empregados, folha de pagamento);
  • Inclusão das referências 45 a 54: estoques e detalhamento do faturamento;
  • Inclusão do anexo XVI – para receber as informações do atual Anexo 2 da GMB: Operações Intermunicipais de Transporte, Energia Elétrica, Comunicação, Água e Regime Especial;
  • Inclusão de nova coluna nos Anexos I e V: importâncias excluídas do Valor Adicionado.

Para fazer download gratuito do novo leiaute da GIA – Versão 8 acesse o site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.rs.gov.br) no seguinte caminho: Downloads > GIA – Guia de Informação e Apuração do ICMS.

Fonte: SEFAZ RS

Compartilhe
ASIS Tax Tech