Rede Supermercados BH elimina multas e pagamentos indevidos de impostos

Compartilhe

• Por meio da ferramenta ASIS Auditor Digital, empresa consegue auditar os dados fiscais das 110 lojas, garantindo o compliance tributário e a prevenção de multas e pagamentos indevidos.

• Executivo responsável afirma que o investimento se justifica pelo simples fato de que a apresentação de arquivos com erros pode ocasionar multas muito superiores ao valor investido.

Dentro do atual contexto tributário brasileiro, marcado pelas constantes mudanças e adequações na legislação decorrentes da implantação do projeto SPED, a rede Supermercados BH se destaca por um modelo próprio e transparente de atuação fiscal. Com faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2010, e projeção de R$ 1,8 bilhão para 2011, a empresa desenvolveu sua própria solução de inteligência tributária, que, integrada ao banco de dados Oracle e à ferramenta ASIS Auditor Digital, da ASIS Projetos, garante o compliance e diminui a exposição fiscal das 110 lojas espalhadas por todo o estado de Minas Gerais.

O gerente do Departamento Fiscal dos Supermercados BH, Leonardo Rocha Pena, explica que, mesmo após o desenvolvimento do software para inteligência fiscal, uma das dificuldades encontradas pela empresa era acerca da convicção sobre as informações que estavam sendo disponibilizadas nas obrigações acessórias. “Nosso desafio era buscar uma forma de apuração integrada e confirmar se as informações validadas estavam convergentes para aquelas geradas pelos softwares. Nesse ínterim, encontramos a solução da ASIS Projetos, que consegue analisar todo o meu arquivo e disponibilizar informações mais sólidas e em quantidade maior do que as outras auditorias que testei no mercado”, diz.

A auditoria digital permite a validação prévia de 100% dos dados que estão sendo enviados para o Fisco. “As multas aplicadas são elevadas, principalmente no que diz respeito à falta de entrega dos arquivos. Todavia, não faz sentido prestar informações com erros ao Fisco. Com isso, entendemos que evitar tais multas justifica por si só o investimento feito, que não chegou a 0,1% do faturamento. Além disso, a tendência é que, com o passar do tempo, haja uma melhora em nossos processos, o que voltará o uso da ferramenta apenas para monitoramento das operações fiscais”, completa.

Neste contexto, Pena enfatiza a importância de as empresas tratarem suas informações fiscais, e alerta para uma escassez de profissionais e empresas capacitadas para garantir a validação efetiva de todos esses dados. “Não há uma critica por parte de muitas empresas sobre o que está sendo gerado. O que percebi é que, depois dessas obrigações acessórias, alguns contadores que prestam serviços terceirizados repassaram a função de gerar o próprio arquivo aos clientes. Eles pedem para que as companhias contratem consultorias e passem o arquivo já pronto, numa tentativa de evitar a responsabilidade por possíveis erros nas informações prestadas”, alerta.

O executivo exemplifica e reforça ainda mais sua preocupação: “Recentemente um amigo me pediu para analisar o SPED Fiscal dele. Percebi que o arquivo continha o bloco de apuração do IPI, sendo que a empresa dele não se enquadra nesta categoria, e conseqüentemente, não precisaria contabilizar este imposto. O mais preocupante é que a consultoria dele não identificou isso”, afirma.

Segundo Pena, o ASIS Auditor Digital preenche esta lacuna ao conseguir validar as informações fiscais geradas pelas lojas dos Supermercados BH, possibilitando não só a identificação de um erro, como também o apontamento de onde está a falha e ainda a eventual correção da incoerência ou mesmo do processo. “A ferramenta me permite verificar a existência de uma inconsistência, possibilitando ao Departamento Fiscal a verificação junto à legislação, ao cadastro e ao desenvolvimento da pertinência ou não da mesma. Em caso afirmativo, temos o tempo hábil para efetuarmos a correção.

Compartilhe
ASIS Tax Tech