RS Autoriza 30 mil Documentos Eletrônicos de Transporte por Dia para 15 Estados

Compartilhe

  
A Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul, em parceria com a Procergs, autoriza cerca de 30 mil Conhecimentos de Transporte eletrônico (CT-es) documentos por dia para 15 estados da federação, através da Sefaz Virtual do RS.
 
O subsecretário adjunto da Receita Estadual Newton Berford Guaraná destaca que a tecnologia pioneira que a Sefaz Virtual RS disponibiliza racionaliza a utilização dos recursos públicos, pois, do contrário, seria necessário aporte de recursos de desenvolvimento para outros sistemas nos diversos Estados.
 
Em relação ao CT-e, Guaraná afirma que o documento segue o mesmo caminho da Nota Fiscal eletrônica, que já é obrigatória para a maioria das transições comerciais. “Os documento fiscais eletrônicos são uma realidade que já faz parte da rotina, não só das relações fisco contribuinte, mas também nas relações comerciais entre cidadãos na sociedade brasileira. Agora, o serviço de transporte também possui o seu documento eletrônico, que vem substituir os documentos em papel emitido pelos transportadores nos vários modais: rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário e dutoviário”.
 
O coordenador do projeto CT-e no RS, Luiz Afonso Peres Ramos, destaca que ao preencher os documentos eletronicamente, os transportadores ganham tempo na liberação de suas cargas na fiscalização de trânsito, além de reduzir o volume de papel armazenado e os custos da emissão e prestação de informações ao Fisco.
 
Além do Rio Grande do Sul, os 15 estados que utilizam o serviço da Sefaz Virtual RS são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceara, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins.

Fonte: SEFAZ RS

Compartilhe
ASIS Tax Tech