SC e PA – SEFs realizam intercâmbio

Compartilhe

Grupo do Norte da país ficou por três dias em Florianópolis conhecendo programas de aperfeiçoamento em gestão tributária. Técnicos catarinenses apresentaram ainda outros sistemas de sucesso na área tecnológica.

A Escola Fazendária do Estado, mais uma vez, foi sede de um intercâmbio entre secretarias de Fazenda do país realizado entre os dias 24 e 26 de outubro. A comitiva paraense, liderada pela chefe da Célula de Análise e Acompanhamento de Incentivos e Benefícios Fiscais da Diretoria de Tributação, Eneida Carmen da Silva Siqueira, afirmou que o interesse principal estava no instituto legal do Tratamento Tributário Diferenciado (TTD) e sua informatização. Na opinião de Eneida o sistema faz simplificar a gestão tributária do assunto, uma vez que tomou conhecimento do sucesso obtido pela SEF de Santa Catarina nesses dois quesitos.

Faziam parte do grupo paraense a chefe da Célula de Gestão de Projetos Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação, Maria Helena Cardoso Ramos, e José Carlos Damasceno que trabalha na mesma equipe da Eneida Siqueira.

Técnicos da SEF catarinense aproveitaram a ocasião para uma apresentação geral sobre o Sistema de Administração Tributária (SAT) e da Central de Atendimento Fazendária (CAF). Além disso, a comitiva paraense conheceu o modo como Santa Catarina implementou a liberação automática de DIs (Declaração de Importação), como foi informatizada todo o trâmite dos processos no contencioso tributário e, finalmente, o sistema ITCMD Fácil que eliminou a necessidade de grandes quantidades de papel nas repartições fazendárias.

A troca de experiências entre as SEFs de Santa Catarina e Pará só veio acontecer agora em decorrência da queda de cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre Florianópolis. Ao final do encontro a comitiva da Fazenda do Norte do país confirmou que estão retornando ao estado de origem com uma grande bagagem de informações e que vão contribuir para a evolução da gestão tributária paraense.

Fonte: SEF-SC

Compartilhe
ASIS Tax Tech