SC – Fazenda Multa 70 Estabelecimentos Comerciais em um Dia

Compartilhe

Metade dos 140 estabelecimentos comerciais fiscalizados ontem pela Secretaria do Estado da Fazenda caiu na malha fina dos auditores fiscais. Além de pagarem multa no ato, os comerciantes passarão, a partir de agora, por auditorias que irão apurar o quanto de ICMS pode ter sido sonegado. Após a auditoria, eles estarão sujeitas a multas de 75% a 150% o valor do imposto devido.

A primeira parte da Operação Veraneio 2011 deflagrada ontem envolveu 40 auditores fiscais no Litoral catarinense. O foco foram estabelecimentos comerciais de setores diversos que apresentam algum incremento nesta temporada. Diferente das versões anteriores da operação, neste ano a Fazenda pré-selecionou 200 empresas para serem fiscalizadas.

“Antes, os nossos auditores faziam uma espécie de arrastão, passando por todos os comércios de uma área. Como o tempo das equipes é limitado, terminávamos o dia sem fiscalizar algumas empresas que gostaríamos”, explica Francisco Martins, gerente de fiscalização da Fazenda.

Na operação deste ano, os auditores cruzaram dados de informações tributárias antes de ir a campo, focando o trabalho em comércios que apresentaram algum indício de irregularidade.

As empresas tiveram até o dia 30 de novembro do ano passado para informatizarem os seus processos. Os comerciantes devem ter emissores de cupom fiscal e programas que registram as operações comerciais. Todas as máquinas precisam estar interligadas e o sistema deve seguir critérios específicos da Fazenda.

 Fonte: SEFAZ SC

Compartilhe
ASIS Tax Tech