SC – Gesauto realizou operação especial no setor automotivo e de autopeças

Compartilhe

Depois de percorrer 1,3 mil quilômetros e auditar 25 empresas no Planalto Norte e Norte do Estado, foram constituídas infrações correspondentes a R$ 1,3 milhão

O Grupo Especialista do Setor Automotivo e Autopeças (Gesauto), sob o planejamento e a coordenação do auditor fiscal Adalberto Aluízio Eyng, realizou no final de agosto uma operação especial no Planalto Norte e no Norte do Estado para auditar 25 concessionárias de veículos e atacadistas de autopeças.

A operação focou a fiscalização de créditos de ICMS e a omissão do registro de entradas, em empresas previamente selecionadas, estabelecidas em Lages, Curitibanos, Videira, Caçador, Canoinhas, Porto União e São Bento do Sul.

Depois de percorrer 1,3 mil quilômetros, informa Eyng, a equipe com quatro auditores fiscais constatou o acerto da seleção prévia, já que em 100% das empresas foi identificado algum tipo de irregularidade, como apropriação de créditos indevidos de ICMS ou omissão do registro de entradas de mercadorias, bens e serviços. Foram gerados autos de infração fiscal correspondentes a R$ 1,3 milhão, sem contar o efeito indireto.

“Além dos resultados computados, tivemos a oportunidade de fornecer orientação aos contribuintes e a seus contabilistas quanto à aplicação correta da legislação tributária, especialmente quanto às peculiaridades do setor automotivo”, afirma Eyng. Com isso, confia, o Fisco previne a ocorrência de novas irregularidades garantindo a arrecadação no setor. A expectativa do Gesauto, indica ele, é de que a maior parte dos valores constituídos em infração sejam recolhidos de imediato, por meio do Revigorar 3.

Fonte: SEFAZ-SC

Compartilhe
ASIS Tax Tech