SE: Auditores participam de treinamento para utilização de novas ferramentas tecnológicas de fiscalização

Compartilhe

Está em andamento na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) o programa de treinamento e capacitação dos auditores que atuarão em novas atividades relacionadas à fiscalização e auditoria com a utilização de sistemas que permitem uma maior eficácia no combate à sonegação fiscal em Sergipe.

O curso engloba orientações de uso do Sistema de Auditoria Fiscal (SAF), do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e do Sistema de Informações do Contribuinte (SIC), entre outros sistemas de monitoramento que permitem o cruzamento de dados para fins de atuação da Sefaz.

Segundo uma das instrutoras do curso, a auditora Rosane Franco, o programa de treinamento e capacitação promovido pela Sefaz amplia a atuação desses auditores no combate à sonegação de impostos, oferecendo sistemas tecnológicos modernos. “A Sefaz está investindo na modernização tecnológica e implantando uma nova estrutura de fiscalização. Com isso, o trabalho do auditor passa a ser ainda mais qualificado, sem ficar restrito a atuação em posto fiscal. O conhecimento repassado nesse curso é totalmente voltado para o uso prático das ferramentas tecnológicas”, comentou.

Lotação dos auditores

O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, informou que todos os auditores redirecionados de postos fiscais para novas atividades na Sefaz estão com portarias de lotação definida e informada. “No dia 04 de janeiro foi editada a portaria interna de designação de onde cada auditor vai desenvolver suas atividades. Essa portaria foi encaminhada diretamente aos auditores, conforme procedimento de comunicação interna de convocação de comparecimento, para que seja dada ciência e o servidor se apresente ao setor. Infelizmente o sindicato informa equivocadamente que os auditores não têm lotação”, informou.

Ele destacou que há um trabalho contínuo para aparelhamento, reestruturação e modernização dos procedimentos de fiscalização e auditoria fiscal com o intuito de oferecer condições de trabalho cada vez melhores ao auditor estadual. “A Sefaz passa por um processo de evolução, buscando uma eficiência na fiscalização. Com a modernização e informatização do processo tributário a ação fiscal se torna mais célere, dinâmica e ativa”, ressaltou.

Fonte: http://www.sefaz.se.gov.br/

Compartilhe
ASIS Tax Tech