Sefaz GO: Mais de 8 mil empresas entram no Simples em janeiro

Compartilhe

Em janeiro deste ano, 8,2 mil novas micros e pequenas empresas ingressaram no Simples Nacional em Goiás. Agora o Estado passou a ter mais de 170 mil empresas no regime diferenciado de pagamento de impostos. Mais de 3 mil das empresas que entraram no programa estão situadas em Goiânia e atuam no comércio varejista de mercadorias em geral e artigos de vestuário e acessórios.

As microempresas também se espalharam pelo interior. Em Aparecida de Goiânia foram enquadradas mais de 500, em Anápolis, mais de 300, e em Rio Verde 255 empresas estão no Simples. Em Caldas Novas foram enquadradas 164 empresas, Águas Lindas,150, Valparaíso, 148, Catalão, 137, Itumbiara, 127, Luziânia,122, Formosa, 115, e Jataí ,111 empresas. Na lista dos maiores 30 municípios que receberam as empresas estão ainda Trindade, Senador Canedo, Planaltina, Jaraguá, Cristalina, Goianira, Inhumas, Novo Gama, Santa Helena, Cidade Ocidental, Mineiros, Uruaçu, Alexânia, Goiatuba, Goianésia, São Luís de Montes Belos, Itaberaí e Porangatu, cada uma delas com cerca de 40 empresas.

O pagamento de imposto reduzido e unificado para as empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, como permite a Lei 123/2006, atrai especialmente o comércio varejista. Na lista estão donos de lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, transporte rodoviário de cargas, materiais de construção em geral, açougues, equipamentos e suprimentos de informática, gás, ferragens, cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, entre outros. Ainda em janeiro, o comitê goiano do Simples indeferiu o ingresso de 2.760 empresas principalmente por causa da falta de cadastro de contribuinte. Outro motivo para o indeferimento é a inscrição em dívida ativa.

Comunicação Setorial – Sefaz

Compartilhe
ASIS Tax Tech