SEFAZ MA: DIEF 6.3 será obrigatória a partir da competência janeiro/2016.

Compartilhe

Prazo de entrega será no dia 24/02. A nova DIEF 6.3 já disponibiliza a alíquota de 18% informações nas vendas interestaduais ao consumidor final.

Desde 6 de fevereiro, as 120 mil empresas maranhenses inscritas no cadastro do ICMS já devem transmitir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais do ICMS, na nova versão do programa DIEF 6.3.  O ICMS é o principal tributo arrecadado pelo Estado e sua arrecadação superou 5,1 bilhões no ano de 2015.

Nesta data, estará bloqueada a transmissão pela Internet do arquivo eletrônico da DIEF nas versões anteriores, inclusive arquivos retificadores e de períodos em atraso.

A nova DIEF 6.3 já disponibiliza a alíquota de 18% para as informações do ECF/ cupom fiscal e campo específico para as  informações do valor do ICMS  devido ao Estado nas vendas interestaduais a consumidor final.

O novo instalador da DIEF 6.3 está disponível para download e deverá ser baixado por todos os contribuintes. O arquivo pode ser encontrado no menu Serviços/ DIEF/Downloads da página da SEFAZ.

Uma das novidades da nova versão é que os estabelecimentos do comércio varejista, que estão obrigados a preencher o anexo da DIEF com os dados do consumidor (Nota Legal), transmitirão para a SEFAZ apenas um arquivo ao invés de dois, eliminado a emissão do recibo provisório para transmissão do anexo.

Para o funcionamento da DIEF 6.3 é imprescindível que o usuário esteja utilizando o programa Java 6.0, também disponível para download. O programa da DIEF é compatível com os sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 e 8, não sendo necessário que o programa seja executado no modo administrador/compatibilidade com XP.

 

A operação da DIEF 6.3

Na nova DIEF 6.3, os contribuintes do ICMS que operam no varejo e emitem cupom fiscal ou nota série D, continuam obrigados a preencher o Anexo da DIEF. No anexo são lançadas as informações do consumidor, inclusive o CPF. As Notas Fiscais Eletrônicas não precisam ser lançadas no Anexo.

As informações são importadas para o anexo da DIEF a partir do arquivo eletrônico gerado pelo programa PAF ECF que comanda o equipamento Emissor de Cupom Fiscal e pelo programa de preenchimento da NF Série D que está disponível no item manuais na seção DIEF do menu SERVIÇOS da home Page da SEFAZ. Essas notas série D também podem digitadas pelo usuário.

 

Validação do Anexo para geração do arquivo

Para gerar e transmitir o arquivo da DIEF o usuário obrigatoriamente fará uma validação em um botão do menu do anexo.

Nesta validação é feito o confronto  entre os dados importados ou digitados no Anexo, com os dados informados na DIEF ( mapa resumo de cupom fiscal, intervalos diários da série D, Nota Fiscal Eletrônica e NFC do consumidor).

Se as informações contidas no Anexo estiverem  em desacordo com o resumo da DIEF, o arquivo  não poderá ser gerado para transmissão, só após correção.

A validação no anexo deverá ser feita mesmo que a empresa não esteja obrigada a preenchê-lo, e também no caso de DIEF sem movimento.

Anexo

As empresas varejistas que geram o anexo da DIEF na nova versão 6.3, podem certificar-se que os programas PAF ECF do emissor de cupom fiscal estão gerando os arquivos corretamente, no layout estabelecido pelo anexo IV dos atos COTEPE 06/2008 ou 09/2013 ou 23/2015

Caso ocorra algum problema, leia a mensagem de erro para tentar solucionar o problema ou entre em contato com a desenvolvedora do seu sistema para verificar se os arquivos PAF-ECF estão de acordo com um dos Atos COTEPE de 06/2008 ou 09/2013 ou 23/2015.

Se o problema persistir, entre em contato com a Central de Serviços através do email:centraldeservicos@sefaz.ma.gov.br. – com o título DIEF 6.3

Somente os arquivos com layout correto poderão ser importados para o anexo.

O layout está disponível no item manuais na seção DIEF do menu SERVIÇOS no portal da SEFAZ .

Principais melhorias na nova DIEF

Além da unificação do arquivo de transmissão da DIEF/Anexo) e a eliminação do recibo provisório, a nova versão da DIEF 6.3 traz benefícios para os usuários: melhoria no tratamento dos erros na importação dos arquivos Sintegra/PAF-ECF/NF série D; disponibilização de relatórios de erros ocorridos na importação e processamento da DIEF; reconhecimento automático de novas alíquotas, modelo de documentos, CFOP; geração do mapa resumo a partir do PAF-ECF.

Programa Série D

O contribuinte tem à disposição um programa para registrar as notas fiscais série D, emitidas diariamente. O programa permite a geração de um arquivo que poderá importado para o Anexo.

 

Nesta nova versão, entre as informações cadastrais da empresa deverá ser informada a Unidade de Consumo de Energia Elétrica do estabelecimento. Há permissão para cadastramento de até 5 unidades consumidoras/ matrícula da empresa como consumidor de energia na Cemar

Consumidor Final

De acordo com a Resolução Administrativa 29/2015 a parcela do ICMS   devida ao Maranhão (60 % em 2015) nas operações interestaduais com destino a consumidor final deve ser recolhida em separado com o código 604 no DARE.

O valor do imposto deve ser declarado na Declaração de Informações Econômico-Fiscais – DIEF:

a) se o contribuinte for do Regime Normal: na aba “recolhimento do período” e campo “diferencial de alíquota não contribuinte”

b) se o contribuinte for do SIMPLES Nacional: na aba “apuração do imposto” e campo “diferencial de alíquota não contribuinte”.

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO DA DIEF 6.3

PASSO 1: Baixar e instalar o Java 6.0

Se o seu computador já tem o Java 6.0 instalado não será necessário seguir o passo 1, caso contrário, acesse o menu DIEF >> Downloads ou diretamente no link Download do Java 6.0. Após baixar, localize o instalador que está na pasta onde ficam os downloads do seu computador. Agora, basta executar o instalador dando dois clicks nele e prosseguir com a instalação.

 

PASSO 2: Encontre o tipo de sistema do seu computador.

Se o seu sistema é Windows XP a versão da DIEF que deve ser baixada é a 32 bits.

Para saber qual tipo de sistema do seu computador, acesse o menu iniciar do Windows, clique com o botão direito em “Computador” e depois com o botão esquerdo em “Propriedades”.

Se o seu sistema for o Windows 8, você pode encontrar o menu “Propriedades” do computador abrindo qualquer pasta e clicando com o botão direito em computador.

Depois de feito isso as informações do sistema são mostradas, entre elas o “Tipo de sistema”.

 

PASSO 3: Faça o download da DIEF no portal da Sefaz

Agora sabendo o tipo de sistema, faça o download da versão correspondente ao seu sistema no portal da Sefaz no menu DIEF > Downloads. Na página você verá as duas opções de download da DIEF 6.3 de 32 bits e 64 bits.

 

PASSO 4: Execute o instalador da DIEF que você fez o download

Depois de feito o download da versão da DIEF compatível com o seu sistema, execute o instalador, dando dois cliques sobre ele.

Clique em “Next” para prosseguir com a instalação até finalizar.

 

PASSO 5: Instalar o programa de Transferência eletrônica de documentos -TED        

Se o seu computador já tem o TED instalado não será necessário seguir o passo 5, caso contrário, acesse o menu DIEF > Downloads ou diretamente no link Download do TED. Após baixar, localize o instalador que está na pasta onde ficam os downloads do seu computador. Agora, basta executar o instalador dando dois clicks nele e prosseguir com a instalação.

Caso ocorram problemas na instalação entre em contato com a Central de Serviços através do email: centraldeservicos@sefaz.ma.gov.br.

Alterado do local para gerar arquivo transmitido pelo TED

Confira as orientações para identificar o local onde a DIEF gera o arquivo a ser transmitido via TED.

Foi alterado o local onde a DIEF gera o arquivo a ser transmitido por meio do Transmissor Eletrônico de Dados (TED).

Dessa forma, segue a orientação para identificar o local onde a DIEF gera o arquivo a ser transmitido via TED:

O arquivo para envio é gerado no seguinte endereço: C:Users\SEU_USUARIO\Dief63\Arquivos;

Onde, “SEU_USUARIO” é o seu usuário no computador;

Após gerado o arquivo a DIEF pergunta se é para abrir o TED, clique em “Sim”;

Com o TED aberto você precisará clicar nas reticências \”…\” ao lado no nome \”Abrir\”;

Feito isso, abrirá uma caixa para buscar o arquivo a ser enviado;

Procure e selecione o arquivo com a extensão \”.DCX\” na pasta onde o arquivo foi criado: “C:\Users\SEU_USUARIO\Dief63\Arquivos\” e depois o envie.

Fonte: SEFAZ MA

Compartilhe
ASIS Tax Tech