SEFAZ PB: Emissões de notas fiscais eletrônicas crescem 20,03% em abril na Paraíba

Compartilhe

As emissões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) apresentaram expansão de 20,03% no mês de abril, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo dados do Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Receita Estadual, a quantidade de NF-e atingiu 2,003 milhões, reforçando o reaquecimento da atividade econômica no Estado. Foi o maior volume de NF-e para o mês de abril da série histórica. Em valores absolutos, as emissões de NF-e corresponderam a R$ 5,627 bilhões no mês de abril.

No primeiro quadrimestre do ano, três dos quatro meses registraram volume de emissões acima de dois milhões de notas fiscais eletrônicas: janeiro (2,070 milhões); março (2,102 milhões) e abril (2,003 milhões).   De janeiro a abril, as notas eletrônicas emitidas pelas indústrias, distribuidoras e grandes varejistas do Estado somaram 7,942 milhões, alta de 11,49% sobre o quadrimestre do ano passado. Na Paraíba, entre indústrias e atacadistas, uma média de 14 mil estabelecimentos emitem NF-e mensalmente.

A média mensal desse ano de NF-e emitida (1,985 milhão) avançou mais com o crescimento de abril deste ano quando confrontado com os meses de 2017 (1,780 milhão).

Importância da NF-e – Além de impacto no meio ambiente (economia de tinta e papel), maior transparência, justiça fiscal e combate à concorrência desleal, a NF-e tem importância tanto na vida do consumidor quanto do fornecedor. O documento eletrônico contém os dados da compra, mostrando quando e onde a operação foi realizada. A NF-e também é a garantia de que a operação é legal e garante que o Estado recolha os devidos impostos. Com a emissão da nota fiscal em fevereiro de 2008, foi possível melhorar a qualidade das informações disponíveis para o Fisco, aperfeiçoar processos de fiscalização e também padronizar processos.

Fonte: SEFAZ PB

Compartilhe
ASIS Tax Tech