Sefaz (PI) lançou hoje, o novo programa de malha fiscal do Estado

Compartilhe

A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz) lançou na manhã desta sexta-feira (12), o novo programa de malha fiscal do Governo do Estado. O encontro aconteceu no auditório Deputada Francisca Trindade, na Escola Fazendária.

O projeto do novo conceito na relação fisco-contribuinte começou em abril deste ano. A idéia é que o contribuinte piauiense trabalhe na margem da legalidade com o apoio integral da Sefaz para verificação de informações e dados gerados pelo sistema.

A informatização de todos os processos de fiscalização e o monitoramento de contribuintes através de sistemas integrados coloca o Piauí no nível de excelência na área de auditorias de empresas. “É fundamental que não só a Sefaz, mas os contribuintes passem por este processo de modernização, no mundo informatizado como está não dá para pensar em utilizar outro sistema tributário que não seja rápido e funcional”, ressaltou o secretário da Fazenda, Silvano Alencar.

Para o coordenador do Grupo de Malhas, Anísio Soares, é importante que cada contribuinte reveja o novo conceito e crie ferramentas para trabalhar com suas obrigações. “Esse sistema vai acompanhar todos os contribuintes; eles serão acompanhados através de relatórios. O sistema de malhas vai possibilitar uma atenção especial para aqueles que não pagaram impostos ou não informaram as suas obrigações tributárias”.

O novo sistema irá trabalhar com três malhas: Malha de Controle de Omissos da Declaração de Informações Econômico-Fiscais (Dief), Malha de Notas Fiscais Não Registradas e a Cobrança de Débitos Declarados. “Se hoje nós temos um volume muito grande de ICMS declarado e não pago com essas malhas nós vamos ampliar essa fiscalização. Quando o contribuinte perceber que a Sefaz tem um novo sistema de acompanhamento dessas obrigações a tendência é que ele mude seu comportamento”, ressaltou Soares.

Josué Nogueira

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí

Compartilhe
ASIS Tax Tech