SEFAZ TO – Auditores da Receita Estadual realizam visitas técnicas em empresas do setor do agronegócio

Compartilhe

Com o objetivo de aproximar fisco/contribuinte e aumentar a gama de informações que possam respaldar projetos da administração tributária, a Secretaria da Fazenda está intensificando as ações, inclusive realizando visitas técnicas para conhecer mais as empresas instaladas no estado, especialmente grandes empreendimentos de armazenagem, transbordo, transporte e industrialização de grãos. “O nosso objetivo principal é conhecer as estruturas e práticas do agronegócio para subsidiar com informações os programas e projetos de fiscalização e modernização da administração tributaria em curso na Sefaz”, diz o gerente de Agronegócio e Comércio Exterior da Sefaz, auditor Fernando Batista.

Nesta semana, Fernando Batista e o gerente de Fiscalização do Trânsito de Mercadorias, Ivanildo Carvalho visitaram a Granol, uma das maiores empresas produtora de biodisel no País, instalada em Porto Nacional. Eles foram recebidos pelo gerente Administrativo Jordel Souto que apresentou as instalações da empresa. A Granol tem capacidade de esmagamento de três mil toneladas de soja por dia, um milhão de toneladas por ano, absorve metade da safra anual de soja do Estado, produzindo 500 mil litros de biodiesel/ano e duas mil toneladas de farelo de soja por dia. Sua capacidade de armazenamento é de 120 mil toneladas de grãos e cinco milhões de litros de biodiesel.

De acordo com Fernando Batista, o Tocantins é atualmente um dos grandes destaques no cenário nacional do agronegócio. “É de interesse da Secretaria da Fazenda conhecer o funcionamento da logística e as capacidades de estoque das grandes empresas da área”, explica.

Outras visitas já foram realizadas, entre elas aos terminais da empresa VLI em Luzimangues, no município de Porto Nacional e também no município de Palmeirante, que tem capacidade de armazenagem, respectivamente de 60 mil e 95 mil toneladas às margens da ferrovia Norte-Sul e que devem iniciar suas atividades em 2016, com movimentação diária de mais de dois mil caminhões/dia.

Missão

As exportações tanto do grão “in natura”, quanto do farelo de soja, a comercialização do biodiesel, a integração das plataformas de logística e toda a movimentação da cadeia produtiva, são alvo da observação da Secretaria da Fazenda, no intuito de cumprir sua missão observando sempre seus valores e dentro da visão institucional.

 

Compartilhe
ASIS Tax Tech