Sefaz/PI investe em tecnologias para melhorar auditoria fiscal

Compartilhe

Visando melhorar o controle das operações efetuadas pelos contribuintes, e consequentemente, reduzir as desigualdades relacionadas à concorrência entre as empresas, por meio do combate a sonegação fiscal, a Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) está implantando uma série de medidas para melhorar a eficácia dos trabalhos executados pelos auditores da Fazenda Estadual.

Na última terça-feira, esses auditores fiscais participaram de uma reunião para apresentação de alguns sistemas, inclusive dos novos roteiros de fiscalização. A reunião aconteceu no auditório da Escola Fazendária.   

Segundo o Diretor da Unidade de Fiscalização, Francisco Edson Marques, essas medidas vão tornar o sistema de fiscalização dos auditores mais eficiente. Ele ressalta que essas ações só estão sendo possíveis graças ao Sistema Integrado de Administração Tributária -SIAT, implantado com o objetivo de proporcionar a compilação das informações prestadas pelo contribuinte em um só sistema, portanto, essa ferramenta facilita o acesso de contadores e contribuintes às informações de suas empresas, assim como também facilita o trabalho de fiscalização.
Ele afirma que a secretaria ainda está investindo em outros sistemas que vão melhorar o trabalho dos auditores, por meio do aperfeiçoamento de procedimentos, como por exemplo, da Emissão de Cupom Fiscal (ECF), que visa agilizar os procedimentos executados pelo Grupo de Automação Comercial.

Outro sistema apresentado  é o que permite um controle efetivo das operações efetuadas por meio da Nota Fiscal Eletrônica. “Temos condições de fazer auditorias muito mais eficientes, em um pequeno espaço de tempo, apenas com o cruzamento de informações de diversas fontes. A nota fiscal eletrônica é uma ferramenta importantíssima no combate a sonegação”, finalizou Francisco Edson Marques, diretor de Fiscalização da SEFAZ

Fonte: Sefaz Piaui

Compartilhe
ASIS Tax Tech