Sestini busca auditoria eletrônica para garantir compliance tributário

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  • Além de conhecer e poder minimizar os riscos da área fiscal, solução de auditoria eletrônica tornou possível levar até a equipe de vendas dados mais sólidos sobre os prejuízos de se comercializar um produto com tributação errada.

Sobretudo após o anúncio de projetos de escrituração eletrônica como o SPED, empresas de todo o Brasil passaram a dar uma atenção especial para seus departamentos fiscais, a fim de se adequarem às novas normas tributárias. Porém, além de implementar novos modelos de entrega de informações, as companhias devem agora redobrar suas atenções com relação à qualidade dos dados entregues ao Fisco, um processo que além de significar a abertura de toda a sua tributação para conferência, também deve obedecer a uma série de regras de formato.

Com isso, para garantir seu compliance, a Sestini, um dos principais players no mercado de Mochilas, Malas e Acessórios para Viagem, optou por contratar os serviços da ASIS Projetos, uma consultoria especializada em inteligência tributária, para validar seus arquivos fiscais. “Nós possuímos um ERP Totvs Data Sul, que já se propõe a dar conta da complexidade tributária brasileira. Com isso, percebemos que mais do que um fornecedor de software, precisaríamos de uma consultoria especializada na legislação fiscal, para que além de nos mostrar os erros ela também pudesse nos auxiliar a corrigi-los”, explica Edson Alves da Silva, responsável pela área Contábil – Tributária da Sestini.

A Sestini possui hoje uma complexidade tributária que pode ser equiparada à da Indústria, com regras para importação e comercialização em todo o território nacional. Por conta disso, o processo de auditoria e validação desenvolvido pela ASIS Projetos envolveu diversas etapas:

Inicialmente foi feito o Saneamento de Cadastro, com o objetivo de garantir que os fornecedores e clientes estejam plenamente habilitados, sem nenhuma restrição que comprometa a área comercial da Sestini; Na sequência foi feita a revisão dos códigos NCM de Classificação Fiscal de Mercadorias, que demanda toda a carga tributária de um determinado produto, englobando desde sua composição até a área de comércio; Por fim, ainda foram feitos o mapeamento da NF-e e do SPED, além da validação da integração do arquivo com a própria Totvs.

“O projeto todo durou cinco meses e no final conseguimos ter uma visão mais realista sobre o nosso cenário fiscal”, conta o executivo. “Na primeira auditoria, confesso que me assustei, pois foram identificados erros até mesmo de fornecedores. Houve caso de empresas, por exemplo, que nos encaminhavam mercadorias com classificação fiscal que já não era mais utilizada”.

Benefícios Comerciais

Além de conhecer e poder minimizar os riscos da área fiscal, que atualmente é o principal motivo que leva as empresas a procurarem um serviço de auditoria, Edson explica que o processo também permitiu levar até a equipe de vendas dados mais sólidos sobre os prejuízos de se comercializar uma mercadoria com a tributação errada. “Um dos grandes impactos de você ter um produto classificado de forma incorreta é justamente no desembaraço dessa mercadoria, pois se o fisco aduaneiro fizer uma interpretação diferente da do contribuinte, o seu produto fica barrado e não sai do porto até que haja essa adequação”, diz.

Outro benefício, segundo Edson, é que, como as informações contidas nos arquivos digitais entregues ao Fisco possibilitam entender qual é o molde da formação de preço de uma empresa e como ela transaciona todo o processo de compra e venda de mercadorias, ele também pode ser utilizado para aumentar as possibilidades gerenciais dos tributos como, por exemplo, quantificar itens com ou sem tributação, além de remessas e retornos.

Neste contexto, a área contábil e fiscal, que sempre foi encarada como uma área de custo, passa agora a poder fornecer informações mapeadas e detalhadas, evitando inclusive que uma venda mal feita coloque em risco o faturamento da empresa. “É por isso que recorremos a especialistas para nos ajudar com estes processos, pois além de conseguirmos evitar penalidades como multas e juros, também conseguimos levar benefícios para outras áreas estratégicas do negócio como: logística; importação e desenvolvimento de produtos”, conclui.

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ASIS Tax Tech