SP: (11) 4810-2631 MG: (31) 3481-8119 Email: contato@asisprojetos.com.br

SPED EFD PIS/COFINS: RFB deve alterar prazos de entrega e dispensar obrigações do ano-calendário 2011

EFD-PIS/COFINS: atendendo a pleito do SESCON-SP, RFB deve alterar prazos de entrega e dispensar obrigações do ano-calendário 2011

O SESCON-SP tem atuado fortemente junto à Receita Federal do Brasil manifestando a preocupação dos empresários contábeis e dos contribuintes sobre a obrigatoriedade de entrega da Escrituração Fiscal Digital do PIS/COFINS.

Em virtude de aceno positivo do órgão em relação às nossas reivindicações, estamos otimistas de que, ainda neste mês de dezembro, seja publicada uma instrução normativa contemplando a dispensa da exigência fiscal dos meses do ano-calendário de 2011; a mudança da obrigatoriedade inicial da escrituração para as empresas optantes pelo Lucro Real a partir de janeiro de 2012 e para as empresas do Lucro Presumido a partir de julho de 2012, dentre outras novidades.

Considerada a etapa mais complexa do Sistema Público de Escrituração Digital, a EFD-PIS/COFINS tem gerado inúmeros problemas aos contribuintes, tendo em vista o grande universo de dados detalhados a serem apresentados e ainda a necessidade de adoção de sistemas antes do cumprimento da exigência.

Por isso, o SESCON-SP, ao lado de toda a classe contábil de São Paulo e do País, tem trabalhado para evitar grandes transtornos tanto para o Fisco como para os contribuintes brasileiros.

Ficamos satisfeitos pela sensibilidade da Receita Federal do Brasil em olhar para as dificuldades das empresas e atender os nossos pleitos.

Importante salientar que, em paralelo a essas novidades, aqueles empreendedores que ainda não adotaram controles internos de gestão no seu negócio, que o façam o mais breve possível, pois disso depende o bom cumprimento dessa obrigação acessória, que veio para ficar.

Assim que tivermos notícias da publicação da instrução normativa, informaremos a todos.

Atenciosamente,

José Maria Chapina Alcazar
Presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP

Fonte: SESCON/SP

  Voltar ao Blog

10 Comments on “SPED EFD PIS/COFINS: RFB deve alterar prazos de entrega e dispensar obrigações do ano-calendário 2011

  1. Parabéns aos representantes do Sescon-SP, mas é interessante salientar o trabalho e empenho conjunto que a FENACON, na pessoa do presidente VALDIR PIETROBON, e todos os demais SESCON’s, SC, MG, PARÁ, RS, LONDRINA, DF, SERRA GAÚCHA, PE, RJ, PR E GRANDE FLORIANÓPOLIS, que desempenharam papel fundamental nestas conquistas!!!

  2. Boa notícia…
    Para quem já enviou, não deve ficar chateado, pois afinal aprendeu muito durante este período e com certeza irá enviar as próximas com muito mais certeza que está correto e além disso, vai poder fazer uns dias de férias a mais.
    Abraços a todos!

  3. Concordo com a Debora.. acho q não deveriam dispensar mas sim prorrogar, pois qm ja enviou muitos arquivos se sentiria muito prejudicado. De qualquer forma, parece brincadeira da receita.. Todo o esforço feito até agora seria praticamente em vão. O que a receita tinha que fazer além de prorrogar era treinar os técnicos do 0800 para que possam responder nossas perguntas, coisa que hoje em dia é muito dificil de acontecer.
    Mas independente da decisão tomada tenho certeza que será muito bem vinda.

  4. Se acontecer vai ser otimo para os clientes quem não pode adiquerir o software , que por sinal conta-se nos dedos os que estão aptos as legislações, e vão ter tempo para analisar e colocar esta valor do sofware no orcamento.
    Por outro lado, tanto os ESTADOs e a UNIAO não tem credibilidade nenhuma, em vez de dizer uma data nem que seja dois anos para implantar, ai ficar prorrogando, gerando o comflito entre os cliente e contadores, mais mesmo dando dois anos de prazo o Brasileiro deixa para ultima hora e ainda quer prazo

  5. Sem querer desmerecer o sacrificio, trabalho e correria dos demais colegas. Será ótimo prorrogarem, principalmente para nós Analistas, programadores e desenvolvedores de sistemas Gestores, porque nossos amigos empresarios, contadores, contabilistas e tributaristas de ultima hora jogaram em nossas mãos esse abacaxi pra descascar.

  6. Adorei a iniciativa do SESCON-SP, desta forma, nos contadores, sentimos vontade de filiar a um sindicato atuante, pois, precisamos de defensores, aqui em cuiaba-MT, nao temos a quem recorrer, e ficamos a Deus dará, no caso, de cumprimento das obrigações acessorarias, e digo mais, acho muito alto as multas cobradas de pequenas e medias empresas, principalmente porque sao milhares de pequenos escritorios de contabilidade que cuida destas empresas e neste caso, arca com estas multas pesadas, ja me desesperei, quando soube das multas do SPED-pis -cofins, pois, alem de nao ter ande buscar informaçoes, ja começa cobrando estas pesadas multas para os contadores, ainda inesperiente no assunto…sujiro, que tenhamos um periodo de pelos menos 1 ano orientação com 0800 para dar todo suporte tecnico pra fazer a declaração corretamente, ai sim, começar a penalização…

    ALDENICE QUEIROZ
    CONTADORA – CRCMT 7860-O
    CUIABA-MT

    • acho bom prorogarem o prazo, mas nao dispensar a entrega em 2011, todo esforço que fizemos até agora fica invalido, nao é justo, muitos contadores, ja entregaram a escrituração, acho que deviam prorrogar o prazo de entrega, mas nao dispensar

Deixe seu comentário

SPED News | Todos os direitos reservados.