TJ de São Paulo vai instalar varas especializadas em crimes tributários

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo vai criar, ainda este ano, duas varas especializadas em crimes tributários, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A medida vai remanejar a competência das 33ª e 34ª varas criminais da capital paulista para a criação das novas unidades, que herdarão os processos que hoje tramitam no Fórum Criminal ministro Mário Guimarães, na Barra Funda. Com o deslocamento, haverá redistribuição do processo.

De acordo com reportagem do jornalValor Econômico as varas receberão 1.545 ações penais e 6.193 inquéritos em andamento. Os outros casos envolvem licitações (77 ações e 154 inquéritos), lavagem de dinheiro (87 ações e 530 inquéritos) e organizações criminosas (153 processos).

A minuta da resolução foi aprovada em setembro de 2018. No documento, é definido que compete às varas de crimes tributários  “apreciar, processar e julgar com exclusividade os inquéritos policiais, termos circunstanciados de ocorrência, medidas cautelares penais preparatórias e incidentais, ações penais relativas aos crimes contra a ordem tributária e econômica”.

Além disso, fixa que as audiências de custódia sobre prisões em flagrante serão realizadas pelos juízos específicos, conforme prevê regra do Órgão Especial do TJ (Resolução 740/2016).

Fonte: Revista Consultor Jurídico

Compartilhe
ASIS Tax Tech