VALIDAÇÃO VS. AUDITORIA SPED: ENTENDA DE UMA VEZ A DIFERENÇA ENTRE A VALIDAÇÃO DO SPED E AUDITORIA DIGITAL.

Compartilhe

O SPED trouxe meios mais eficientes para os órgãos fiscalizadores detectarem erros e inconsistências nos arquivos das empresas. Para exemplificar, somente em 2017, graças à essa tecnologia, o Fisco enviou 3.543 alertas de inconformidade aos contribuintes.

Como resposta, o mercado vem ofertando inúmeras soluções. Você já deve ter ouvido termos como validação ou auditoria. Mas o que são, quais são seus papéis e como elas podem ajudar sua empresa nesse cenário de crescente fiscalização?

Validação

Validar um arquivo SPED é analisar os campos lógicos, de forma que estejam no layout correto solicitado pelos Fiscos. Uma validação “sem erros” significa tão somente que o arquivo está legível sistemicamente e pronto para ser transmitido e processado.

Fora isso, a validação não oferece nenhuma segurança quando o assunto é qualidade do conteúdo.

Auditoria Digital

Realizada através de softwares com profundo alcance tributário, tem a função de minimizar os riscos na entrega definitiva dos arquivos digitais do SPED aos Fiscos.

Por meio de análises e cruzamentos eletrônicos entre obrigações, são apontadas inconformidades nos arquivos, embasadas pela fundamentação legal vigente. Em alguns casos, como no Kolossus, o usuário é orientado, através dos retornos, a providenciar as devidas correções, adequar seus processos ou buscar benefícios previstos na Legislação.

Você precisa de uma solução de Auditoria SPED, mas qual?

Desde 2010, os desafios do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) são uma realidade para as empresas. A demanda em aumentar a segurança e qualidade das informações entregues fez um crescente número de empresas povoar o mercado com ofertas de Ferramentas de Auditoria Digital. Como denominador comum:

  • Procuram simular os mesmos critérios utilizados pela tecnologia de auditoria do Fisco;
  • Possuem módulos da EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal) e EFD- Contribuições;
  • Realizam cruzamentos entre obrigações analíticas e sintéticas.

No entanto, mais do que constatar similaridades aparentes, é preciso descobrir quais pontos devemos considerar para avaliar a eficácia deste tipo de solução.

Hoje, por exemplo, muitas soluções alegam serem auditores eletrônicos do SPED, quando na verdade apenas checam campos e validam estrutura dos arquivos. Ou seja, você paga por uma solução que praticamente replica a funcionalidade do PVA (Programa Assinador Validador) – que já é fornecido gratuitamente pelo Fisco.

Verificar se seu texto está ou não em caixa alta ou checar se um campo numérico está preenchido com letras não irá atender suas necessidades. Para realmente minimizar os riscos das suas informações, você precisará de uma solução de Inteligência Fiscal que confronte 100% do conteúdo de seus arquivos com a legislação vigente. Audite, Cruze, Edite, Consulte Tributos Pontualmente e em Lote, conheça o Kolossus.

Compartilhe
ASIS Tax Tech