Veja os impactos da economia circular para as empresas contábeis

Compartilhe

Cresce o número de empresas com iniciativas da economia circular. Veja os impactos para as empresas contábeis.

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria na última terça-feira, 24, mostrou que apesar de 70% das indústrias não saberem o que é a economia circular, 76,4% delas adotam alguma iniciativa que se enquadra nesse conceito.

A economia circular reúne ações para alongar a vida útil de produtos e materiais, e com isso fazer um uso mais eficiente de recursos naturais. A ideia é que os produtos possam ser recuperados depois de passar por um ciclo de restauração.

O modelo econômico é adotado por muitas empresas que buscam obter o máximo de reaproveitamento dos produtos, materiais e outros componentes, que muitas vezes são considerados apenas resíduos.  O objetivo é a redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais e energia.

Apesar de ser relativamente novo no Brasil, o modelo já está mais amadurecido na Europa, e pode servir de motivação também para uma migração da produção em si para um serviço que utilize produtos já desenvolvidos.

Empresas contábeis

Em um mundo de negócios caracterizado pelas inovações tecnológicas, pela forte competitividade, os profissionais contábeis em meio a tantas mudanças e inovações, precisam se atualizar de forma rápida.

O modelo de Economia Circular pode ser aplicado em todas empresas. Além de ajudar o meio ambiente, pode ser a solução para empresas contábeis que buscam reduzir os custos de forma inteligente.

Além disso, há um crescimento, por parte dos consumidores, de uma postura diferenciada das empresas que passaram a adotar processos mais comprometidos com o planeta e seus recursos naturais.

Vantagens da Economia Circular

A Economia Circular contribui para os resultados das empresas quanto a diversas abordagens. Confira algumas das vantagens para quem adota o modelo:

Eliminação dos desperdícios – O modelo faz um aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo, evitando novos gastos ou investimentos em produtos. Uma produção reciclável não desperdiça suas matérias-primas.

Menor poluição  – Tanto na produção quanto no descarte a empresa contribui com uma menor poluição, o que também resulta em uma melhoria de qualidade de vida para todos os envolvidos na empresa;

Redução de custos –  A extração de matérias-primas será menor. Além disso, um sistema industrial intencionalmente reparador ou regenerativo, traz benefícios operacionais e estratégicos e um enorme potencial de inovação, geração de empregos e crescimento econômico.

Bem estar e engajamento dos colaboradores –  Uma das dicas para gerenciar equipes é a construção de elementos de orgulho em trabalhar em um local preocupado com o futuro e que faz a sua parte;

Fortalecimento da imagem da empresa frente ao mercado – Além de contar com colaboradores satisfeitos e engajados, a empresa também conquistar autoridade com clientes e fornecedores, que se sentem recompensados por fazer negócios com uma empresa engajada em projetos de responsabilidade ambiental.

Vale lembrar que para garantir que a empresa consiga alcançar o objetivo de implantar o conceito de economia circular, ela deve investir na sensibilização e envolvimento social de todos os seus colaboradores.

Fonte: PORTAL CONTÁBEIS

 

Compartilhe
ASIS Tax Tech